Os bem-vindos

“Às vezes a gente tem que desaprender alguma coisa para não se acostumar com a vida medíocre”. (Paulo Vieira)

 

Autorresponsabilidade- Um dia nossos filhos serão adultos e não estarão morando mais em nossa casa. Nada de errado, é assim mesmo que a vida flui, mas, qual foi o tempo que tivemos para eles? Ah, se pudéssemos recomeçar, daríamos todo tempo do mundo para resgatar nossas ausências. Faríamos tantas coisas diferentes... Seríamos mais reacionários, principalmente vivendo para as coisas de dentro do lar e menos para as coisas fora do lar. Mas tudo passou. Os filhos estão longe. E agora José?

 

Antes - Presença do filho bem perto: ‘Vai pra lá filho, vai pra lá, que o pai está ocupado’. O pai sempre ocupado... ‘Pai, o que o senhor está fazendo?’ ‘Nada filho, nada, vai pra lá filho, vai pra lá, depois a gente conversa’. ‘Desculpe pai!’

 

Depois – Ausência do filho bem distante: ‘Querida esposa, como o nosso lar está vazio e silencioso! Nossos filhos não nos visitam. Será que eles estão bem? Vem prá cá filho, vem prá cá, seja bem vindo! Seu pai e sua mãe estão com saudade. Vivemos solitários, só com lembranças de um passado recente’. ‘Ah, pai, mas no Natal, no aniversário, no dia dos pais, a gente se vê’. ‘É verdade filho, mas tudo passa tão depressa... Logo o alarido, o movimento cessa. A casa se transforma em total quietude. Os momentos não são suficientes para resgatar ausências’.

 

Ah, que pena – O tempo passou e eu deveria encorajá-lo mais e criticar menos. Deveria ter ido mais ao parquinho, ao circo com você, à pescaria, mesmo que fosse para não pescar nada. Faria mais pipas grandes, coloridas para você empinar na praia, no campinho.

 

E a pipa se perdeu – Lembra-se filho, quando cortaram a linha do seu papagaio? Eu fiquei bravo. Você sorria saltitando de alegria. E eu disse: ‘Você perdeu a pipa e ainda está feliz? Posso saber por quê?’ E você respondeu: ‘Sabe pai, talvez esse menino não tenha um pai legal e bacana como o meu pai, então eu escrevi na pipa assim: ‘Este é o meu presente para você. Deus o abençoe!’

 

Agora é tarde – O ser humano não pode viver um ideário de que está tudo bem, quando não é verdade. Há uma série de problemas em família revelando o frágil compartilhamento com Deus. Os filhos deixam o lar sem essa necessária base espiritual. Eu falei muito pouco de Deus para meus filhos. Que falha gravíssima! Aos oito anos foi a ‘primeira comunhão’ e isso foi tudo, ou melhor, quase nada. Como teria sido bom se eu e sua mãe tivéssemos o costume de fazer diariamente o ‘Devocional pra Casais’, para haver na família clima de compreensão, respeito, obediência. Que pena que não foi assim! Essa seria a verdadeira herança que deixaríamos a você.

 

Estilos de pai – Alguns pais que, como pais, não deveriam ser, eu inclusive: Pai passivo - Raramente toma decisões na família. Pai ditador – Governa o lar com autoritarismo, sufocando as liberdades individuais. Pai teimoso – Julga-se dono da verdade, não sabe ouvir. Pai insensível – Não é receptivo às fraquezas, alegrias, sonhos dos familiares. Pai silencioso – Vê as coisas erradas, mas se omite faz de conta que não viu. Pai explosivo - Por qualquer coisa grita, xinga e não tem paciência com o filho.

 

Pai desligado – Chega em casa cansado. Não conversa com o filho e nem com os professores para saber se o seu filho tem o TDA-H. Pai Crítico – Só vê erros nos filhos. Não elogia nem quer dialogar. Seja o tipo de pai ou esposo que você for, seja um pai presente, companheiro. Sem meias palavras, um dia os filhos vão estar ‘bem prá lá, bem pra lá... ’ Será que saberão viver em uma sociedade de desiguais? Afinal, que espécie de líder foi você?

 

Reflexão – Muda família! Nada de confusão! A vida já traz naturalmente sofrimento e angústia. Abrace seu filho porque se você não fizer isso, o traficante fará. Desfrute o convívio com a meninada, estimulando-os, orando, abençoando-os e profetizando um futuro com muito entusiasmo e significativas realizações.

 

Nota – O mundo não está legal e corre o risco de ficar pior. E o que educação no lar tem a ver com isso?

 

Antônio Valdo A. Rodrigues

Serra Negra – SP

E-mail: valdo11rodrigues@yahoo.com.br

 

 

Clima Bebedouro

FCTV Web