Fato e imagem

“Não poderás ser mestre na arte de ler e escrever, se não fores bom discípulo. Tal verdade se aplica à arte de viver”. (Marco Aurélio)

 

Em um jornal os textos são agrupados em diferentes categorias ou gêneros, e em enunciados estáveis, para facilitar o entendimento do leitor. Um periódico tem conteúdos diversificados para facilitar o ‘trânsito’ do leitor às suas leituras prediletas. São estes os gêneros:

 

Manchete – É o título daquilo que o jornal considera a principal notícia do dia. Aparece em letras maiores e em destaque no alto da primeira página.

 

Chamada – Texto curto na primeira página. Resume as informações e remete o leitor para as páginas que trazem a cobertura completa.

 

Notícia – Registro dos fatos, sem opinião. É escrito com exatidão e procura responder às perguntas: o que, quem, onde, quando, como, porquê.

 

Fotos e legendas - Completam as informações do noticiário para facilitar a compreensão do texto.

 

Entrevista – Contem perguntas e respostas. O texto introdutório ilustra o perfil do entrevistado e faz uma análise do assunto que está sendo abordado.

 

Reportagem – É o produto principal da função jornalística. Relata o acontecimento apresentando o fato como ocorreu. Descreve a ocorrência e versões das partes envolvidas. Reportagem tambem aborda um tema relevante. Ex: ‘Descriminalização das Drogas’. É uma função esclarecedora e tem a opinião de especialistas sobre a matéria. Reportagem tem ‘intertextualização’. É a inclusão de intertítulos ‘costurando’ os blocos, facilitando mais a compreensão.

 

Editorial – É um texto, em geral publicado na segunda página do jornal.  Expressa a opinião do jornal sobre assunto atual.

 

Artigo – Gênero jornalístico, assinado. Traz a interpretação, análise e a opinião do articulista sobre fatos que interessam ao leitor.

 

Crônica – Gênero que fica entre o jornalismo e a literatura é sempre assinada. É algo pessoal, tem periodicidade e ocupa uma coluna. 

 

Crítica – Gênero jornalístico opinativo que avalia o desempenho em: artes, espetáculo, livros, competição esportiva, movimento religioso, área política, etc.

 

Charge – Desenho, caricatura satirizando um fato de caráter político, ou não, que é do conhecimento público.

 

Tabela – Sua função é apresentar informações claras, de fácil leitura. Deve ser atraente e concisa.

 

 Gráfico – Facilita a compreensão instantânea. Alguns gráficos: linhas, barras, círculos, avaliam a exposição do fato.

 

 Tira – Pequena história em quadrinhos de caráter humorístico, em geral composto por três ou quatro quadros no sentido horizontal.

 

 Anúncio classificado – Anuncia: venda, compra, troca ou contratação de serviços. Emprega linguagem objetiva e abreviada.

 

 Anúncio publicitário – É criado por agência de publicidade e tem como foco adequar a atrativa propaganda ao público do jornal.

 

Página infantil – É oportuna motivação para atrair a garotada para a leitura. Contem historinhas, hábitos de higiene, desenhos e exercícios lúdicos.

 

Carta do leitor – Leitores expressam comentários sobre a cidade e matérias do jornal. A redação analisa-os e se for o caso divulga Necessário o RG do leitor. 

Fonte: IBEP – Heloísa Takazaki – Ministério da Educação.

 

Nota- O jornalismo valoriza a informação, a cultura e o desenvolvimento de nossa cidade e região.

 

Antônio Valdo A. Rodrigues

Serra Negra - SP

E-mail: valdo11rodrigues@yahoo.com.br

Clima Bebedouro

FCTV Web