São detalhes

“Amar não é o sentimento de como você se sente em relação aos outros, mas como se comporta em relação aos outros”. (James Hunter)

 

A vida é repleta de pormenores, minúcias, e as ideias que defendo, sobre esta realidade, não são minhas. Tomo-as emprestadas de Sócrates, Rubem Alves, Jesus... E se você não as aprecia, quais seriam as outras idéias da vida?

 

Diferenças – Detalhes fazem as pessoas serem desiguais, diferentes, seja na honestidade, confiabilidade, bom exemplo, compromisso, respeito, entusiasmo, convívio agradável. Essa é uma lista de comportamentos com muitos detalhes capazes de causar impacto na vida das pessoas. O detalhe é a essência que precede a real existência e pode causar, imperceptivelmente, coisas boas ou não. Vejamos.

 

Relacionamento – James Hunter diz: Levei quase uma vida inteira para aprender esta grande verdade: tudo na vida gira em torno dos detalhes. Bom ou mau relacionamento, famílias saudáveis, igreja saudável, local de trabalho saudável... Tudo a ver com detalhes saudáveis.

 

Ingrediente essencial – Em uma relação bem sucedida, é o detalhe, a condição sem a qual não há ‘liga’ de aproximação. O detalhe é a cola, o adesivo que gruda e pode ou não fortalecer o ‘encontro’.

 

O líder – Em qualquer área ou circunstância o líder precisa ter sensibilidade para identificar particularidades nas pessoas. Importante lembrar que intenção sem ação é igual a nada.

 

Empatia – É a afinidade de sensações emocionais e comportamentais entre duas pessoas. Íntima identificação é ‘empatia’. Indiferença é ‘apatia’. Oposição é ‘antipatia’. Fique alerta, pois de certa forma, em algum momento, você pode estar no comando e tem que valorizar o poder dos detalhes.

 

Aprecie-me! – George Carver identifica estes detalhes. Seja bom com os outros. O teu bem estar vai depender da tua ternura com as pessoas, da compreensão e paciência com as crianças, com os anciãos. Um dia você foi ou será um deles. Trate as pessoas como se fossem importantes. E elas são! Acostume-se a satisfazer necessidades, não vontades. O comportamento é uma decisão importa mais que o sentimento que é uma emoção.

 

Valor das pequenas coisas – Vamos tomar emprestadas as palavras de Roque Schneider. Elas ajudam-nos a crescer, a amadurecer e alimentar relacionamentos e de certa forma, influenciar pessoas. 

 Em cada indelicadeza, assassino um pouco aqueles que me amam. E em cada desatenção, não sou nem educado, nem cristão. Em cada olhar de desprezo, alguém termina magoado. Em cada gesto de impaciência, dou uma bofetada invisível nos que convivem comigo.

Em cada perdão que eu negue, vai um pouco do meu egoísmo e da minha insensibilidade. Em cada ingratidão, revelo minha indiferença, pensando mais em mim e menos no outro. Em cada palavra áspera que digo, eu perco alguns pontos no Céu. Em cada omissão que pratico, rasgo uma folha do evangelho.

Em cada ajuda que eu nego, um ser humano se afasta, mais descrente e triste. Em cada oração que não faço revelo que minha falta de fé é perturbadora. Em cada juízo maldoso, meu lado avarento e mesquinho se aflora. Em cada fofoca que faço, eu peco contra sabedoria do silêncio.

Em cada sorriso que espalho, eu planto alguma esperança. Em cada rosa que oferto os anjos dizem  Amem!

 

Reflexão – Por motivo de força maior, sendo você maior não queira voltar a ser menor. Sendo você menor não queira, ainda, ser maior. O desafio é ser verdadeiro em cada fase da vida. Vivam os momentos, percebam os detalhes, assim a distância entre vocês não vai ser tão grande quanto parece.

Também importa, e muito, estar comprometido com os ensinamentos do Mestre Jesus. Quando a sensibilidade é o teu Universo, os outros se agradam porque você não ‘pesa’ com a presença.

 

Nota – A existência tem silenciosas similaridades e flagrantes diferenças que revelam que você não é o que pensa que é. Os detalhes falam o contrário.

 

Antônio Valdo A. Rodrigues

Serra Negra-SP

E-mail: valdo11rodrigues@yahoo.com.br

Clima Bebedouro

FCTV Web