A boa palavra

“Palavras sábias são como favos de mel: doces para a alma e medicina para o corpo”. (Provérbios 16:24)

 

Literatura ou literatice – Literatura é o conjunto de trabalhos literários de um país ou de uma época. Tudo que é referente a letras, diz respeito à literatura. Literato é o que cultiva a literatura, escritor homem de letras, letrado. A literatura está nos bons livros, jornais, revistas não tendenciosas. Literatice é uma escrita reles, ridícula, superficial vazia, sem valor ou qualidade. Existem muitos ‘literatelhos’ por aí, ocupando espaço e tempo nas redes sociais. Textos empobrecidos, não comunicam o essencial que a vida exige. Com certeza vamos ficar com a primeira vertente. A boa literatura.

Deepak Chopra – Excelente escritor diz com muita profundidade e sabedoria: ‘Estamos nos iludindo quando achamos que é a leitura, que fazemos do que a outra pessoa escreve que é o essencial para nós. A boa palavra é apenas um pretexto, um estimulante pela qual damos a nós mesmos permissão para sentir melhor o mundo ao nosso redor. Somente nós podemos abrir e fechar a nossa sensibilidade, o nosso entendimento, o nosso coração para fazer o engajamento da cultura exterior à nossa realidade, que é diferente da história de vida do comunicador’

Direto ao assunto – Não ame as coisas que a boa palavra não destaca como essencial. A boa informação conduz à inspiração porque é bem cuidada, tem clareza, sabe o objetivo ao qual se propõe acima de tudo, a simplicidade aparece como ponto alto à comunicação. Assim é a força da boa palavra.

Conteúdos – A palavra importa e muito. Vejamos. Uma só palavra, mas, de cólera, por isso fere um coração sensível. Uma só palavra, mas, áspera, por isso faz correr uma lágrima. Uma só palavra, mas, irrefletida, e por isso deixa incompreensão e sofrimento entre as pessoas. Uma só palavra, mas leviana, impensada, maldizente, e por isso carrega nuvens cinzentas ao que deveria ser um dia de brilho e luz. Uma só palavra, mas, de bondade e por isso é um alivio para um coração sofredor. Uma só palavra, mas, de ânimo, por isso cura um espírito abatido. Uma só palavra, mas, de compreensão, e por isso é fator de inclusão. Uma só palavra, mas, de esperança e fé, e por isso permite a solução, onde existem desentendimentos. Uma só palavra, mas, de perdão, por isso ensina que o verdadeiro amor nunca se esgota quanto mais se dá, mais se tem. 

Força da leitura – Vincent van Goghi, talentoso pintor holandês diz assim: ‘Grandes coisas resultam de uma série de pequenas coisas reunidas com sensibilidade’. Ele obviamente se referia a cores e detalhes de sua obra. Assim também é a literatura. Pequenas ações positivas, vão se somando para revelar uma história de vida que estava submersa.

Investimento – Ler deve ser um processo de aprender sempre mais. A boa leitura traz enriquecimento cultural que fortalece a melhor percepção da vida. Através da palavra continuam a viver em nós todos aqueles que se foram. Todos os dias deveríamos ouvir uma bela canção; ler uma boa composição literária, contemplar as belezas da natureza e se possível dizer palavras   que causem bem estar a quem está em desarmonia com os seus sentimentos.

Lembrete – Existe um livro que resume tudo o que desejamos dizer. Esse livro jamais termina de dizer o que nele há para ser dito. E sempre, em diferentes épocas e lugares assume significado relevante, obrigando o leitor a uma reflexão maior e revisão de conceitos e costumes para um modo de vida mais justo, verdadeiro e inesgotável sobre a existência. Estamos nos referindo ao livro do Mestre Jesus. Imperdível!

 

Reflexão - Só o conhecimento traz a sabedoria. A boa palavra fala ao mais profundo do nosso íntimo. Ela nos ajuda a ser quem gostaríamos de ser. Em um país em que se lê pouco, seremos bem sucedidos apenas em conjunto. Não é: ‘Será que, um de nós, vai conseguir ler mais?’, e sim, ‘Será que, todos nós, conseguimos ler mais?’ Alguns acham que ‘algum dia’ vão ler mais. Só que ‘algum dia’ não faz parte dos sete dias da semana, então fica o dito pelo não dito. 

 

Nota – A vida, para ser bela, deve estar cercada de vontade, de bondade e de liberdade. E o que a boa leitura tem a ver com isso?

 

Antônio Valdo A. Rodrigues

Serra Negra–SP

 E-mail: valdo11rodrigues@yahoo.com.br

 

Clima Bebedouro

FCTV Web