Os ‘Decolores’

“Nascemos sem trazer nada, morremos sem levar nada, e no meio, brigamos por algo que não trouxemos nem levamos”. (Rubem Alves)

 

Breve explicação – Decolores é um movimento com a intenção e prática para fazer o mundo ficar melhor. É a útil jornada da vida. É a primavera florindo caminhos. Decolores são todas as flores, são os passarinhos. São todos juntos de mãos dadas, nas mesmas estradas, tão irmãos...

Conhecendo mais – Esse ‘Cursilho de Cristandade Decolores’, com a duração de três dias oferece a homens e mulheres, em treinamentos separados, o benefício de repaginar a vida. Há a oportunidade de renovar e resgatar o amor fraternal entre as pessoas em especial no relacionamento familiar. Teve seu início na Espanha e atualmente está presente em dezenas de países, sendo forte realidade no Brasil.

Direto ao assunto – Somos seres humanos, erramos. Decolores tem como foco: renovar os pilares da família: escutar a palavra de Deus; haver no lar autoridade e obediência; fortalecer a união entre os membros; privilegiar o amor. Onde há graça, paz e humildade há crescimento espiritual.

Imbecílidade coletiva – Vivemos em um mundo assim, com o poder do amor fragilizado, sem saber como será o dia seguinte. No casamento há hesitação, oscilação, corações conturbados do pai, mãe, filhos e familiares. A aliança de ouro que deveria simbolizar a força do amor e da união, mais parece um anel de vidro, sujeito a se quebrar a qualquer momento.

Aprendizado – Família, núcleo natural de conflitos, mas também de aperfeiçoamento e soluções. É possível sim, com a ajuda do Criador, conciliar o que se julga ser inconciliável. Os filhos, os mais prejudicados. Veja que mistério havia duas pessoas totalmente estranhas, que depois o filho vem descobrir serem seus pais e eles, os filhos apresentados a um mundo estranho. E engano maior é achar que estão vivendo em uma família errada e que uma segunda família vai  ser melhor do que a primeira. Quem troca de cônjuge, não troca de problema?

Causas e efeitos- Níveis diferentes, dificuldades no engajamento. A perda da autoridade enfraquece o principal sentido da família. O núcleo familiar fica doente quando a força do bem não consegue se opor, com êxito, à força do mal. Alguns elementos complicadores: Falta de entrosamento sexual, enfraquecendo o companheirismo, a alegria, a cumplicidade e principalmente comprometendo o encantamento de se descobrirem tão intimamente.Dinheiro mal administrado gerando desentendimentos e conflitos, insegurança  por gastos desnecessários. 

Vícios,  álcool, cigarro, drogas, jogatina. Filmes de conteúdo sexual, violência, linguagem imprópria, aceitos com naturalidade, pervertendo e contaminando os bons hábitos e costumes da família.

Outra visão – Para quem é estranho a este mundo, Decolores nada significa. Para quem acredita que família é coisa de Deus, fica fácil compreender o movimento cursilhista como um compromisso encorajador envolvendo pais, filhos e agregados. Família não vem pronta para ser contemplada. Ela aos poucos vai sendo construída com a parceria de Deus. Deus presente não nos livra ‘dos problemas’, nos livra ‘nos problemas’. O mundo não nos dá o privilégio de não aceitar, a família, a qual pertencemos. É possível o compartilhamento de sensibilidades.

Verdade e justiça – Decolores é assim, não é a ausência de problemas, mas a capacidade de saber lidar com eles. A vida sempre vai tirar algo de nós, só precisamos perseverar na verdade e na justiça. ‘Ser justo é aplicar a justiça com desigualdade aos desiguais, à medida que os desiguais se desigualam’. Nós somos como esponjas, quando estamos cheios de água limpa, água limpa sairá quando alguém nos apertar. Assim tambem é a justiça...

 

Reflexão – Decolores é reunir o melhor esforço para fazer sempre alem do absolutamente necessário. Há sete dias na semana e, ‘algum dia’, não é um deles. De boas intenções, em zona de conforto, o mundo já está cheio. Esse tem que ser o alimento do pensamento: mudanças como vertentes de dever cumprido. Até porque um dia vamos ter que nos despedir, para todo o sempre, daquele homem que não fomos, não somos e jamais seremos.

P.S – Deus não criou o universo e depois o deixou para prosseguir por si mesmo. Ele está ativamente atuando e envolvido em tudo que acontece no mundo de hoje.  

 

 Antônio Valdo A. Rodrigues

Serra Negra-SP

E-mail: valdo11rodrigues@yahoo.com.br

 

Clima Bebedouro

FCTV Web