O que importa?

“Especialistas sem espírito, sensualistas sem coração. Esta nulidade se considera, ainda por cima, o supra-sumo da civilização”. (Goethe)

 

Questionamento – Antes de tudo e qualquer coisa, para muitos o que importa é ser feliz, ‘custe o que custar’. Como assim, custe o que custar? É aí que reside o ‘xis’ da questão. Não são poucos, os que estão nesse caminho de incoerência e insensatez, mas muitos. Esses só pensam em si, em como aumentar o seu próprio conforto, oportunidades e prazer. Sabemos que não é assim, ‘na marra’, que se consegue ser feliz. Então o que importa? Vamos ver isso de perto.

 

Pessoas ou coisas? – Importa mais as pessoas do que as coisas. Tem gente que trata coisas como pessoas e pessoas como coisas. Isso é lamentável! Coisas teem preço, pessoas teem valor. Que diferença! O ‘ter’ é material, o tempo leva embora. O ‘ser’ é espiritual, permanece indestrutível. 

 

Ação e reação – Para toda ação existe uma reação. Se a gente espalhar coisas boas por onde andar, com certeza, a vida se encarrega de trazer de volta outras melhores. É a vida, um mistério indesvendável, mais uma coisa importa e muito. Imagine o ser humano amando mais, demonstrando mais esse amor... Ah, que maravilha! Infelizmente são muitos os que se contentam com uma vida chocha, medíocre, igual a tantas... Não descobriram ainda que a felicidade é um território sem fim e que só a sensibilidade liberta.

 

Importe-se mais – Não há limite para a energia, a informação e a inteligência que estão concentradas na existência de uma pessoa. Mesmo com o confronto de comportamentos desiguais, onde for o teu caminho, que lá esteja o teu importar-se. Ser insistente sim, teimoso não, mas, tenaz, firme no propósito. Observe que aviso grave. A ONU informa que cerca de 20% da população mundial, o equivalente a um bilhão e meio de pessoas, teem a doença ‘depressão’, das quais, 40 milhões no Brasil. Pense, sem querer propagandear pureza, qual tem sido a nossa atuação, o nosso desempenho para ser na vida das pessoas solução e não problema?

 

Enfrentamento – Lembro-me de ter visto um combate de artes marciais e ao final o vencedor deu uma entrevista impactante. Estas foram suas palavras: ‘Quem é o próximo? Qualquer um! Eu estou pronto!’ Guardadas as devidas proporções, nunca se está pronto. Como eternos discípulos da vida nossa aprendizagem não cessa nunca. Derrota faz parte do contexto existencial até porque, ninguém perde, aprende. Seja vitória ou derrota, tudo passa, entretanto quando a sensibilidade está presente ela pinta um quadro diferente.

 

Tristeza tem fim – ‘Não chores nunca, mas se um dia tiveres que chorar, chores trabalhando, pegue uma vassoura... Assim tuas lágrimas não serão em vão’. Decepções sempre vão existir. Não há duas pessoas que compartilhem exatamente o mesmo universo. E viva a diferença! Que chatice seria se todos fossem iguais! Cada um tem a sua visão do mundo, a sua história e cria o seu próprio planeta. Importa pedir a Deus, amor e sabedoria, para aceitar e conviver bem com as diferenças pessoais. Não é tão difícil assim, não custa ser persistente, para atingir o que parece inatingível!

 

Uma boa leitura – Há dois mil anos, um homem chamado Jesus, abriu em Jerusalém, a primeira escola da sensibilidade para que as diferenças entre as pessoas fossem compreendidas, contornadas, para aliviar os atritos. Deixou-nos como legado um manual completo de boas maneiras. É uma leitura imperdível para haver a estável atração emocional. Esse é o mais perfeito livro de inclusão para o tão desejável relacionamento humano. Importante que seja lido, bem interpretado. O próximo passo deve ser posto em prática. Não sendo assim o remédio não faz efeito!

 

Reflexão – Somos vítimas inevitáveis de doenças, envelhecimento e da morte. Acredito que chega não? Ninguém escapa à devastação do tempo! Importa tornar a jornada existencial o mais suave possível. Experimente dizer a alguém: ‘Sabe de uma coisa? Eu me importo com você. Eu te amo!’ Fácil entender isso, chega de pisadas a esmo! Por muito se amarem esses são os verdadeiros seguidores do Mestre. Por muito se amarem...

 

Nota – Quando a última coisa que você tiver for Deus, você vai descobrir que Ele era a única coisa que você precisava ter! Pense nisso.

Clima Bebedouro

FCTV Web