Os filósofos

“Tem gente que tem tempo pra tudo na vida... Só não teem tempo para crescer”. (Shoppenhauer)

 

   Filosofia é a ciência do conhecimento das coisas. Filósofos investigam os princípios para justificar os fins. Filosofia é aproximar-se de uma firmeza, razão, sabedoria, e principalmente uma elevação de espírito.

A reunião – Eles, os filósofos, estavam no céu e queriam saber por que os homens, lá na terra, viviam com quase total ausência de ‘elos de afeto’. Elos são argolas, afeto é sentimento, inclinação à alguem. O foco da reunião era identificar ‘as causas da ausência de amor’. Cada filósofo fazia a sua citação. O que era alvo de admiração e reflexão por parte de todos os ouvintes.

Platão – ‘Só pelo amor o homem se realiza plenamente. Olho para a terra e o que vejo? Negatividade absoluta em relação à vida saudável. Muitos vivem fragmentados. Sentem prazer em ver tragédias para ver se acham um pouco de graça na sua vida tão sem graça’. Bravo Platão! Um dia os homens vão reavivar o amor e deixar de serem prisioneiros da sua mente doentia, que só vê poder, dinheiro e prazer material. Essas coisas passam...

Goethe – ‘Quando uma criatura humana desperta para um grande amor e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo universo conspira a seu favor’. Todos concordaram! Que pena que os homens façam os seus dias tão maus. Muitos buscam desconstruir conceitos do bem, dando-lhes valores triviais. Já está na hora para haver um avivamento individual e coletivo, pra o homem acertar mais e errar menos.

Victor Hugo – ‘A suprema felicidade da vida é ter a convicção de que somos amados’. Isso é fundamental! O homem que se liga às coisas vãs da vida vai deformando seu caráter. O resultado é que duas pessoas não conseguem mais ficar juntas, tampouco separadas. E com a sutil e enganadora arte dos egoísmos exagerados tentam, no amanhã, um novo milagre. Ledo engano! O ‘agora para sempre’, se apresenta maquiado e a ilusão mais uma vez acontece.

Aristóteles – ‘Afinal o que há de errado, muito errado, com o coração dos homens? Já sei! Falta sensibilidade’. É verdade, muita sensibilidade, representa muito poder. Pouca sensibilidade, pouco poder. Nenhuma sensibilidade, nenhum poder. Mas afinal o que é sensibilidade? É uma tentativa de remover a máscara das aparências. É compreender que o amor é a esperança do sonho do homem acordado. O coração traça caminhos e dirige os passos de quem ama.

Tolstoi – ‘O amor é um dos meios que une os homens!’ É isso. Só está faltando o homem entender que tem que ensinar a si mesmo a aceitar, na boa, a frustração e a compreender que o mundo não será sempre como ele deseja. Nada é permanente, exceto a mudança. O coração é complicado, nem sempre está indo bem, mas frequentemente deslizando por um terreno escorregadio. Resultado, ainda não somos nem metade do que deveríamos ser. Não basta falar é preciso ligar-se incondicionalmente ao afeto.

Mahatma Gandhi – ‘Nos momentos de dificuldade de minha vida, lembrei-me que, na história da humanidade, o bem, o amor, a verdade sempre venceram’. Bela citação do pensador, paz não é a ausência de problemas, pelo contrário, paz é a alma em descanso, quer seja tempo de prosperidade ou dificuldade.

William Shakespeare – ‘O amor em pensamento cria a confiança; em palavras cria a bondade; em realização cria o milagre e a vida faz o resto...’ Precisa mais? Não! Isso é tudo.

Oscar Wilde – ‘A finalidade do amor é simplesmente criar um estudo aprofundado da alma’. Maravilhoso!

Albert Einstein- ‘Se um dia de tristezas tiveres que escolher entre o mundo e o amor... Escolha o amor e com ele conquistarás o mundo!’ Concordo! A falta de amor é perturbadora!

Hipócrates  Pai da medicina fecha esse encontro dos filósofos com esta preciosidade: ‘Os seres humanos são insensíveis ao amor. Eles teem essa conceito falho, não por falta de raciocínio bem elaborado, mas por elaborarem em cima de fatos mal observados’. Genial!

 

Reflexão O mundo sempre vai ser uma constante ‘intimidade entre estranhos’, mas uma coisa é certa, quando o amor é unanimidade, a justiça, o reino do Criador e todas as demais verdades tornam os homens, menos estranhos.

 

Nota – Tem quem quer matar, prejudicar o amor... Isso pode funcionar na sabedoria terrena, não espiritual. Não é errado ‘possuir coisas’, desde que elas não nos possuam.

Clima Bebedouro

FCTV Web