O fator afeto

"Quem parte leva um pouco de quem fica, mas deixa muito de si. Afeto é sentimento que permanece intacto”. (Gerard Depardieu)


Até que se prove o contrário, ausência de afeto causa angústia de alma. Afeto existe mesmo e já fez grandes coisas por nós. Não há motivos para negligenciá-lo. Não é difícil compreender que o afeto é uma luz que não podemos ver, mas podemos sentir. Então vamos analisar, por partes.

Mulher de trinta – Ela já com três décadas vividas, achava que a vida realmente tinha ‘muitos melhores momentos’, mas não foi assim, não é assim que funciona para ninguém. Tons escuros, sem brilho e cor, estão sempre presentes na vida de todas as pessoas. Então chega a hora de separar a mulher da menina. Chega o moimento de acreditar em uma nova história de vida, com sentimentos renovados, verdadeiros, intactos. Ao mesmo tempo deixar para trás todas as coisas que pertencem ao passado. O passado já passou!

Empatia e compreensão – A palavra empatia significa ‘sentir com alguém a partir do seu ponto de vista’. Empatia é afeto, sentimento de inclinação a alguém. É uma mistura de amizade, admiração, afeição, dedicação. Ser empático não significa aceitar comportamentos inadequados. É fácil entender isso! Quando a comunicação é aberta, confiável, há pertencimento de ambas as partes. Quando há ‘apatia’ há indiferença. Quando ocorre a ‘antipatia’, perde-se a intimidade e por qualquer coisa o caos espiritual se faz presente.

Bênçãos do afeto- Pode crer, ele encoraja o comportamento positivo; favorece o entusiasmo; fortalece a responsabilidade pessoal; estreita o relacionamento amoroso; torna possível o real e possibilita o imaginário. Se o amor é ‘lugar comum’, o afeto é ‘lugar especial’. Deus se importa e se entristece quando os homens desistem do afeto.

Evidências do afeto – O afeto é paciente, é benigno, não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal, não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade. O afeto tudo sofre, tudo crê. Tudo espera, tudo suporta. Afeto verdadeiro não acaba nunca. Ele repercute em várias circunstâncias: quando ‘gostamos’ de coisas; ‘amamos’ pessoas; ‘adoramos’ a Deus. O afeto é uma conquista lenta, contínua, progressiva, assim como o crescimento de uma árvore.

Apagão do afeto – Há muitos iguais que se satisfazem em permanecer em sua zona de conforto. Pensam assim: Mudar por quê? Acreditam que sempre ‘vão encontrar um mundo belo’ quando na verdade, o desafio é ‘tornar o mundo belo’. Isso não é fácil, porque o afeto nem sempre está ao nosso lado e nem em quem está ao nosso lado. Cada dia tem experiências diferentes capazes de aproximar ou afastar as pessoas. Assim sempre vão acontecer fatos isolados, ‘ilações’ em que um vai atazanar o outro. Cuidado! Perigo à vista! Isso não quer dizer que não se tem afeto, mas que, momentaneamente, ele deu um apagão. Não deveria ser assim, mas faz parte da evolução, a ausência de momentos com bons anseios e a presença de outros nem tanto. Há um bando de gente bem informada, serena, com idéias claras sobre o que precisa ser feito para fortalecer o afeto. Só há um detalhe, o ‘vigiai e orai’ é posto de lado, é esquecido, fica para um segundo plano. Resultado, o que deveria ser momento de glória e prazer, torna-se momento de vergonha e dor. Sábio é o homem que está sempre aprimorando suas atitudes, conhecendo-se melhor. Só assim ele vai se narrar e entender direitinho que a ninguém agrada a narração leviana e egoísta. Cumplicidade com a vida exige coerência e necessárias mudanças!

Reflexão – O fator afeto é vertente não só no que vamos fazer, mas no que vamos desfazer. Explico. Ganhar uma coisa implica abrir mão de outra. O nome disto: mudança. O homem estará a caminho da felicidade quando começar a enxergar e, principalmente a desmanchar, pelo menos a metade dos desafetos, que insistem em povoar a sua vida. Muitos são os que se acostumam a viver situações de ‘desertores permanentes de valores’ que jamais deveriam ser olvidados: afeto, altruísmo, dignidade, sensibilidade, esses são apenas alguns. Assim jamais a vida vai rolar como gostariam que rolasse. A vida tem pontos fracos, mas Deus nos fez para triunfar acima de qualquer dificuldade.

Nota – Calma pessoal! Tem afeto para todos! Ele está perto e quer chegar até você, mas tem gente que não dá à mínima. A vida é intensa e extensa e alguem tem que acreditar no: eu te amo hoje, eu te amo amanhã, eu te amo sempre...

Clima Bebedouro

FCTV Web