Sorte ou azar?

 “Nem eu nem ninguém mais pode percorrer esse caminho por você. Você deve percorrê-lo”. (Walt Whitman)


O objetivo desta coluna, neste semanário, é dizer algo novo ou pelo menos, algo interessante. Todos nós temos tentações e peculiaridades e elas existem no presente. O resto se arranja. O futuro fica para o futuro.

Uma historinha peculiar – Um senhor morava com sua família em um sítio próximo a uma grande floresta. Certo dia ele recebeu, de presente um cavalo. Acontece que, ao lado de sua propriedade, residia um homem palpiteiro. Tudo observava e não perdia oportunidade para comentar a vida dos outros. Ao ver a cena do cavalinho disse: ‘Que sorte não? É bom demais receber um cavalo de presente’. O senhor com sabedoria respondeu: ‘Pode ser sorte, pode ser azar’. Passaram-se alguns dias. O cavalo pulou a cerca e fugiu, sumindo na floresta. O vizinho viu, sorriu e comentou: ‘Que azar não? O cavalo era tão útil!’ O senhor respondeu: ‘Pode ser azar, pode ser sorte’. O vizinho não entendeu nada!

A volta- Após alguns dias, o cavalo fujão, voltou da floresta acompanhado de outros dois cavalos. O vizinho falou: ‘Veja que sorte! Agora vocês tem três lindos cavalos. O senhor respondeu: ‘Pode ser sorte, pode ser azar’. E o filho recebeu a incumbência de domar os cavalos selvagens. Ao tentar domesticar, na primeira montaria, caiu do cavalo e quebrou a perna. O vizinho viu: ‘Que azar não? O seu filho acidentou-se’. O pai: ‘Pode ser azar, pode ser sorte’.

A guerra – O país entrou em guerra com outra nação. Um general estava convocando e recrutando todos os jovens para obrigatoriamente se apresentarem para as fileiras do exército. Ao chegar à casa, viu o rapaz e disse: ‘Esse não pode ser um soldado está acidentado’. O vizinho viu e disse: ‘Que sorte não? Todos os jovens vão à guerra e não sabem se vão voltar, mas seu filho está livre da guerra. O pai respondeu: ‘Pode ser sorte, pode ser azar’. Passaram-se os anos, o jovem já estava com idade para se casar e conheceu uma linda mulher... O vizinho viu e comentou: ‘Que sorte hein? É lindíssima a mulher com que seu filho vai se casar’. O pai respondeu...

Afinal é sorte ou azar? Esta historinha não termina até o momento do ‘está consumado’. Fica para a imaginação de o leitor interpretar que algo só é impossível, até tornar-se possível. As pessoas veem fatos, mas não é bem isso que a vida pede. Tudo tem um recomeço e enxergar além das aparências é próprio de pessoas sensatas que compreendem que as circunstâncias não são programadas por homens, mas pelo Criador. Tudo o que acontece tem um propósito. Nada de querer saber por quê eu? Por quê agora? Deus não precisa ser questionado. Ele permite acontecer. Nada é azar, nada é sorte, tudo é apenas inteligente ação do Criador que tem como foco aperfeiçoar o ser humano.
As virtudes – Conta-se que um rapaz conheceu uma mulher maravilhosa. Ele a amava e queria saber se era a mulher ideal. Aproximou-se de um guru e começou a descrever todas as qualidades da namorada: ‘beleza, riqueza, elegância, inteligência’, e assim ele ia revelando as virtudes da sua querida companheira... O filósofo, tinha o cuidado de, desenhar ‘um zero’ para cada qualidade. Finalmente o rapaz disse que ela era meiga, humilde e dócil. O filósofo então escreveu o número ‘um’ na frente dos zeros. Somente assim as ‘virtudes’ adquiriram imenso valor. Nem sorte, nem azar, apenas sensatez.

Destino – Acredite, tudo aquilo que o Mestre tem para você, não serve para mais ninguém, só para você mesmo. O que é teu merecimento. É teu! O resto é história que o povo conta.

Reflexão – A vida sempre vai ter momentos de glória, vergonha e dor. Por quê isso acontece? Só Deus pode responder! Uma coisa é certa, a vida joga a favor de quem curte sensibilidade e não se economiza para crescer. Essa é a lição que devemos entender: tudo que envolve a vida do ser humano é relevante e tem uma razão de ser assim. Tem gente que tem tempo para tudo na vida. Só não tem tempo para transformação. Não são ocupadas demais, são desligados demais, egoístas demais...

Nota: Quem não liga para sorte ou azar entende que a vida tem que ter retidão de dedicação. Quem não pensa assim ou está desinformado ou quer desinformar.

Clima Bebedouro

FCTV Web