Novos tempos

“A vida é uma explosão de oportunidades, para as quais precisamos estar preparados. (Bill Gates)


É um ano de ‘novos tempos’ ou apenas mais um ano, que vem célere pedindo passagem - 2019. Alem de festanças, gastanças e extravagâncias, tambem é verdade que ficamos mais experientes para melhor refletir sobre a vida.

Tempos e homens – Chegamos ao fim do ano. Na verdade não chegamos ao fim de coisa alguma, nem vamos começar nada. A partir do ano que vem, vamos apenas continuar. Continuar? A ideia de Ano Novo abastece as pessoas de esperanças, mas, a travessia é árdua, por isso creio no homem justo, juiz de si mesmo. Creio no homem semeador das idéias que crê. Creio no homem leal a seus amigos, fiel a seus princípios e obediente à sua consciência. Creio no homem que mesmo abatido e cansado não desiste porque confia e sabe que tudo pode em Deus que o fortalece. Esse homem está acima de tolas esperanças das ‘cegas mensagens de otimismo’ porque ele crê que o ‘tempo novo’ é cada momento breve que pulsa o coração humano. Assim o ano novo não faz homens novos. Só os novos homens podem fazer tempos novos. Para Deus, importa que o homem ame e que amando também seja amado.

Os casados – Que se ‘descubram’ e se compreendam mais e se decepcionem menos. Que se toquem mais e ‘troquem-se menos’. A união estável é essencial. A família é alicerçada no trabalho, dentro e fora de casa. Que os pais tenham autoridade sobre os filhos e forte parceria com o endereço de Deus. O tempo de curtição em família vale mais que um carro zero quilômetro, ou dinheiro acumulado. Não importa ter bens materiais e adiar a evolução espiritual. Sucesso não é saber o preço das coisas, sucesso é saber o valor das coisas. Insensibilidade tem preço, verdade tem valor. Sempre é tempo de transformar a vida, pois o melhor está no ‘vir a ser’. Que possamos trocar a crítica pela criatividade e entender que não existe tempo perdido, existe tempo a ser resgatado para se construir um planeta melhor. Para Deus importa que o homem seja bom em esquecer e esquecendo não guarde mágoas.

Os solteiros – A regra é clara: seja tolerante, mesmo com quem erra, para que possa servir de exemplo aos outros. Mesmo que você esteja em uma minoria, acredite, a verdade é sempre verdade. Não queira, tão somente, ser lugar comum, fazendo o que todo faz como um exército de formigas anestesiadas perdidas na multidão das parecidas. Para Deus importa que você multiplique as qualidades e enfraqueça os defeitos e acima de tudo entenda que a pessoa certa não existe. Somos uma espécie cheia de defeitos.

Os filhos – Adolescente é a adrenalina que agita a juventude, tumultua os pais e os que lidam com ele. O adolescente dá taquicardia nos pais, depressão nas mães, raiva nos irmãos, cansa os professores, revolta os vizinhos ao curtir barulhento som. Difícil é lidar com ele, porque ele não se entende nem com o próprio corpo. Ele não arruma seu quarto, nem os materiais escolares, mas lava e lustra o carro como um joalheiro. Ele é assim mesmo, ri com lágrimas e chora com gargalhadas. Ele vive sonhos e projetos e quer que muitos sonhem os seus sonhos. Ele é pequeno demais para as grandes coisas e grande demais para as pequenas coisas. Para Deus importa que o adolescente tenha como propósito aceitar e aprender com a autoridade dos pais e professores. E quando adulto ele vai ser sensível e ter dignidade.

Reflexão – Novos tempos exigem novos homens. Ser um novo homem, ou é fácil ou é difícil, nunca é impossível. Para todo ser humano não existe caminho fácil, existe caminho certo. Caminho certo é o propósito de Deus para celebrar ‘tempo de homens diferentes’. Não se trata de bravata, é verdade! Perguntaram ao sábio, como fazer para não errar ou errar menos. Veja o que o guru respondeu: ‘É simples! Existem duas regras básicas para um homem ser honrado e renovado: A primeira é ter uma boa memória para lembrar-se dos erros cometidos e não cometê-los mais. A segunda regra, ‘não me lembro’. Genial!

Nota – Para Deus importa que o ser humano faça a diferença, seja menos vulnerável ao materialismo do mundo carnal. Bom o suficiente para protagonizar, pelo exemplo, novos tempos.

Clima Bebedouro

FCTV Web