Quase uma luz

“O sorriso é uma ponte ligando dois sentimentos. Sorrir é a coisa mais rara no mundo. (George Bernard Shaw)

 

A maior parte das pessoas ri. A diferença é que o sorriso é silencioso, sem qualquer ruído. Já a risada produz som, é estridente, barulhenta, extravagante, espalhafatosa, às vezes, chega a incomodar. A risada pode ser agradável a quem a produz, mas, inconveniente a quem a ouve. Sorriso e risada são incompatíveis. O sorriso revela uma alma em dois corpos, um eterno ‘acordar-se’ para dentro. Costuma-se afirmar que a risada é de prata e o sorriso é de ouro. É verdade, quem muito ri, pouco reflete.Muito riso, pouco siso.

Sorriso e luz – O sorriso é sempre lindo, bem-vindo. Ele é quase uma luz! Não se faz esforço para sorrir. Ele nasce naturalmente como uma sensação generalizada de aprovação, bem estar, prazer, alegria. Para falar ao vento bastam palavras. Para falar ao coração basta sorrir. O sorriso é belo! Não existe sorriso que não seja necessário e em nenhum momento da vida o sorriso é demais. É verdade que as dificuldades aumentam entre os seres humanos, à medida que se economizam para sorrir... A falta de sorrir é perturbadora!

Definição do sorriso – Podemos definir o abraço assim: “O abraço é a menor distância entre dois corações”. E o sorriso, como definir? O sorriso é o registro do amor. Ele penetra na mente e no coração das pessoas. Quem sorri é porque ama, já amou ou quer amar. O sorriso é meia luz. A metade é de quem o expressa e a outra metade, de quem o percebe e ambos se iluminam...

Uma filosofia de vida – Sem conhecer o poder do sorriso, é impossível conhecer os homens. O homem é o único animal que sorri. Nunca substime um homem que sorri. O sorriso não é uma longa corrida. Ele é, muitas corridas curtas, uma depois da outra. O homem que não sorri é um navio sem leme.

A música ‘Smiles’– A tradução da melodia é‘sorria’. A pronúncia é assim: ‘ismaious’. Vale à pena conhecer a letra dessa música!

“Smiles, sorria,mesmo com o coração doendo, mesmo que ele esteja partido, sorria. Mesmo quando o céu estiver nublado, você pode se alegrar, se você sorrir, apesar da dor e da tristeza... Sorria e, talvez amanhã, verá o sol brilhar para você!

Ilumine seu rosto com alegria. Esconda qualquer traço de tristeza, ainda que a lágrima esteja por perto. É nessa hora que você deve continuar acreditando, lutando. Sorria! De que adianta ficar triste? Você vai descobrir que a vida vale à pena, se você começar a sorrir. Sorria! É nessa hora que você deve continuar tentando”. Nota: Escreva na sua agenda:“Don’t forget to smile” (Não se esqueça de sorrir)

Sorriso adormecido – Assim como a luz, por si mesma, resolve o problema da obscuridade, o sorriso também suaviza os problemas que se apresentam na vida. A própria imagem do sorriso, refletida no espelho, faz desaparecer a tristeza. Quem dá as costas ao sorriso, nada mais carrega do que a sua própria melancolia. Em todas as pessoas há sorrisos adormecidos, basta querer despertá-los. Na escola da vida não há férias para o sorriso. Ele tem que existir sempre! Tenha continuamente à disposição uma coletânea de sorrisos. Eles representam uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males, basicamente os emocionais.

 

Reflexão – Nós passamos a ser mais humanos, a fazer mais sentido, quando percebemos o valor do sorriso. A vida é uma charada e o sorriso um enigma que deve ser decifrado.

Fé no sorriso! Ser indiferente a um sorriso pode ser o nosso pecado favorito. Vale à pena parar para pensar sobre a infinidade de sorrisos que ainda virão ao nosso encontro, a começar pelo sorriso das crianças. Existe sorriso mais lindo do que o sorriso de uma criança? Duvido!

Ninguém quer enxergar o mundo com lentes cor-de-rosa.Nosso desejo é celebrar o otimismo, não exacerbado, mas que encontra amparo na realidade. Em linhas gerais, os fins justificam os meios. Assim é o sorriso, o ‘jogo do contente’. Consiste em gerar e provocar sorrisos positivos, capazes de pontuar, mesmo nos piores desafios da vida...

O sorriso é mais que uma simples manifestação física ele é quase uma luz!Utilize os sorrisos que tiver. Haveria muita tristeza na vida se só os que sorriem bem sorrissem!

 

Antônio Valdo A. Rodrigues

e-mail: valdo11rodrigues@yahoo.com.br

Clima Bebedouro

FCTV Web