Olhos e luzes

“Quando olhamos a mulher amada, não vemos só a mulher. Nossos olhos enxergam um oceano de emoções adormecidas”. (George B. Shaw)

 

Somos o que somos sempre olhando se os outros estão, ou não, olhando para nós. São eles, os olhos, sempre os olhos, ansiosos para expressar sua inquieta quietude. Olhe nos olhos e veja coisas que as pessoas não dizem, mas, sentem. Decididamente ao olhar, nós somos os outros, desejamos ser vistos e conquistar com o olhar todos aqueles com os quais o destino nos puser em contato.

Andamos com olhos. Os pés apenas levam o nosso corpo. É o olhar que conecta tudo que está à nossa volta: coisas, pessoas... E nesse caminhar existencial, um magro olhar de esperança faz a diferença para que o mundo fique diferente. O olhar é o retrato da formosura moral do homem. Fique mais informadinho sobre o que os olhos podem comunicar.

 

Os nossos olhos são assim...

Revelam – O olhar revela segredos da alma. Toda ansiedade do coração tem, no olhar, sua grande expressão.

Erram – Se queres que teus olhos não errem observe cuidadosamente quem olhas, como olhas, quando olhas, por quê olhas.

Sinalizam – Ser meigo no olhar é ser muito mais criança que as próprias crianças. Esse é o dom maior da nobreza do olhar.

Confiam – Só muito lentamente o olhar de confiança aparece nas questões de grande importância. O olhar ‘do bem’ expressa sensatez.

Ensinam – Seja sempre receptivo aos olhos do homem experimentado e confiável. Ele tem a luz da experiência para compartilhar com você.

Amam – Os olhos prestam melhor serviço ao coração que ama, do que palavras. Palavras são esquecidas. Olhos marcam para sempre.

Conhecem – Olhe-se no espelho, conheça-se melhor. Não há nada tão importante quanto o autoconhecimento.

Vencem – Olhos que vencem a desumana insensibilidade equilibram a conduta justa com sucesso, compaixão e amor.

Duvidam – Importante identificar quando o ‘sim é sim’ e o ‘não é não’. Olhos que enxergam dúvidas não tomam resoluções precipitadas.

Refletem – Bem-aventurados olhos que veem coisas materiais, mas, valorizam tambem as espirituais.

Acolhem - Olhar carinhoso, complacente é sempre acolhedor. Faz dos inimigos, amigos; dos homens infelizes, felizes.

 

Grandeza no olhar – Tem olhos que parecem dizer, ‘nunca perca a esperança’. Os olhos nunca envelhecem. Basta um sorriso um abraço, um alvoroço, um nada e tudo nele se ilumina e aquece. Ele fala do que está cheio o coração. O olhar, mais que a inteligência, faz o conteúdo do homem. Quanto mais vazio é o olhar tanto mais pesa. Ele precisa encher-se de alegrias ou dores, essas coisas o nutrem. O que o olhar não suporta é o vazio. O olhar está sempre presente nos momentos de alegria ou dificuldade e, às vezes, é preferível confiar mais na nobreza do olhar do que na fragilidade das palavras.

 

A mulher e os olhos – O verdadeiro espelho, em que a mulher deve com orgulho contemplar sua beleza e graciosidade, são os olhos do marido. Olhos são capazes de mostrar: temor, ternura, fé, esperança, insegurança, convicção e outras emoções que movem os seres humanos. Mais vale a mulher examinar o olhar do homem que ama, do que ler dez livros. Saber analisar os olhos é uma virtude! Em silêncio os olhos falam muito! Mulher, se nada sabes das coisas do olhar, que podes saber das coisas dos homens? A mulher que ama traz o coração no olhar.

 

Reflexão – Os olhos são um oceano que esconde o que há de maior e mais precioso: no homem a coerência, na mulher a doçura. Assim podemos dizer que a justiça é o que há de mais nobre; a saúde o que há de melhor; o olhar o que há de mais necessário, belo e agradável.

A vida sempre vai ser um caminhar em busca do ‘remediável possível’. Então que o olhar possa revelar o nosso melhor sentimento. E que seja esse anseio afável e não vulgar. Essa é a graça da vida, conviver com a diversidade de olhares povoados de pensamentos interrompidos, idéias abandonadas, vontades prisioneiras, esperanças perdidas... Mas é o olhar, alegre e iluminado, que abre caminho para o amor novamente existir.

Feliz é a união em que: o marido é a cabeça que olha e raciocina; a mulher é o coração que olha e reflete; e que os filhos teem convicção em quem se inspirar. Com certeza, Deus vai alegra-se e ter motivos para acreditar nos homens.

 

Antônio Valdo A. Rodrigues

e-mail: valdo11rodrigues@yahoo.com.br

Clima Bebedouro

FCTV Web