Prova de amor

“Muito amor é muito poder e você vai ser maior entre os maiores. Nenhum amor é nenhum poder e você não vai ser nada”. (Jorge Miller)


Um texto é bom quando consegue repercutir na vida das pessoas. Vamos contar uma historinha capaz de nortear a qualidade nos nossos relacionamentos para haver mais dignidade entre as pessoas.


Conta-se que um rei era vaidoso e pensava mais em si mesmo, pouco ligando para os valores familiares. O rei era possuidor de conhecimentos, mas não sabedoria. Conhecimento é o que a gente aprende. Sabedoria é o que a gente põe em prática no dia-a-dia.

Certa vez o rei perguntou à sua esposa: “Querida, em breve é o teu aniversário. O que você gostaria de receber, como presente, neste grande e lindo dia? O que você pedir eu vou atendê-la. Palavra de rei não volta atrás?”.

A esposa era uma mulher humilde, sensata, coerente, enfim, uma doçura de mulher e tinha muita sabedoria. Pensou, pensou, pensou... ‘Eu não posso perder esta oportunidade’ e respondeu ao marido: “Mas, o que eu pedir, você promete que vai me dar?” “Sem dúvida!” Não precisa hesitar! È só pedir, minha querida. O teu pedido é uma ordem!”, falou firmemente o rei.

A esposa encheu-se de coragem: “Então meu amado, eu desejo fazer apenas dois pedidos” O rei respondeu: “Estou te escutando. Quais são os teus desejos?” E a esposa falou com muita razão e sensibilidade: “O primeiro é que, no dia do meu aniversário, meu marido não grite comigo, mas seja paciente, me apoiando no que eu possa falar ou fazer, não me contrariando nem me desagradando em nada”.

O rei ouviu atentamente e disse: “Assim será! No dia do teu aniversário vou ser tolerante, carinhoso. Você vai se sentir a mulher mais feliz do mundo”. “Mas, o segundo pedido, qual é? Quis logo saber o monarca.

E pausadamente ela falou: “O que eu vou pedir é simples e sei que você pode me atender com tua melhor glória real. “Desejo ser tratada pelo meu amado esposo, durante todos os seguintes dias do ano, como se cada um dos 365 dias fosse o dia do meu aniversário!”.

O rei não esperava aquela solicitação inusitada e disse: “Desafio nunca foi problema para mim. Eu prometo que cada dia do ano vou reunir o melhor do meu esforço para que sejas feliz, lembrando-me, como se fosse o dia do teu aniversário”.


A historinha termina aqui. Pouco importa saber se o compromisso foi realizado ou não. A verdade é que na vida não há milagres. Há relacionamentos responsáveis com propósitos renovados, recíprocos, diários. O que é desgastante cede espaço para o que é elevado e absoluto. Um presente material é perecível. Um gesto de amor uma atitude de bem querer é absoluto e sempre lembrado. Viver egoisticamente é fácil. Difícil é morrer tendo consciência de que não se teve um rol de atitudes positivas, absolutas para ser admirado.

A vida separatista e individual do: “Eu sou eu e você é você” é uma lástima! É uma pena quando só tardiamente descobrimos que estávamos lutando sozinhos no mesmo ringue da vida.

Para encurtar a narrativa, com a idade mudamos, envelhecemos e a sede por uma prova de amor diária, verdadeira, torna-se cada vez mais imprescindível.

A escolha é sempre nossa. Sem redesenhar um melhor convívio tendo como vertente forte parceria vai ser difícil ser feliz. Sei não, mas acredito que não é só a esposa do rei que espera esse tipo de atendimento para ser feliz...


Reflexão – Custe o que custar, mas, as atitudes fazem toda diferença. Há algo de heróico quando o propósito sentimental não é meia boca, é absoluto! Havendo cordialidade, elegância, tolerância, respeito, engajamento e principalmente Deus todas as famílias felizes se parecem e isso não é por acaso e nem tem prazo de validade. Afinal a regra é clara: muito amor é muito poder, a ausência do amor é ausência de tudo, é não ser nada.

Jacques Lacan, nós dá uma forcinha: “A vida pode ser pacifica, fraterna, igualitária, mas não é uma oferta contínua de prazer e nem felicidade. Apenas nos aproxima das fronteiras do entendimento”. Beleza, tecnologia, eficiência, são coisas do mundo. Sensibilidade, essa parece ser a ferramenta mais poderosa, confiável e relevante. Os únicos valores que permanecem para sempre são os espirituais. É neles que devemos investir.


Antônio Valdo A. Rodrigues
Clima Bebedouro

FCTV Web