Fauna humana

“Todos nós temos um “eu” que ama e um “eu” que detesta. A verdade é que, na maioria das vezes, o eu que detesta, detesta o eu que ama”. ( Huberto Rohden)


A vida tem esse viés, o que parece certo é minoria e o que é errado é maioria. Só tem um detalhe, a minoria pode estar certa, mas a maioria nunca. Por que é assim? Porque a unanimidade é burra: “Pensar prá que, se os outros pensam por mim?”

A felicidade existe quando o que você: “sabe”, “pode” e “quer”, estão em harmonia. Então quando você incorpora saber, poder, querer, você está dando um verdadeiro contexto ao seu “existir”. E isso tem nome: assertividade. Esse é o tema de hoje. Para compreender direitinho o significado, deste vocábulo vamos começar curtindo o que o analista de comportamento humano, Carlos Hilsdorf tem a nos dizer.


Afinal, você sabe o que é assertividade?

Assertividade é frequentemente, relacionada a acerto, daí tanta confusão com o conceito. Assertividade é uma postura comportamental diante das pessoas e de situações do cotidiano. Não está ligada ao que é certo ou errado, está ligado à “nossa maneira” de expor e defender nossas posições.

Ser assertivo é ser firme e direto sem sentir ou causar constrangimentos. É uma capacidade de se afirmar de maneira clara, objetiva e transparente, sem delongas. Quem não assume suas posições com autenticidade não é assertivo. E o tipo de pessoa que fica dando voltas e não se posiciona nitidamente.

Quem assume suas posições com agressividade não é assertivo, é agressivo. A assertividade é uma postura decidida, mas não agressiva. Usa palavras suaves, não grita, os argumentos são fortes. Pessoas assertivas vão direto ao ponto, mas com tato. Elas resistem às tentativas de manipulação e se posicionam de maneira firme, decidida e convincente sem ser autoritárias ou prejudicar relacionamentos.

Pessoas assertivas são diretas sem ser rudes. Utilizam a sua força moral, a qualidade de seus argumentos e a sua capacidade de síntese para ir direto ao ponto, sem rispidez. Assertividade, autenticidade e transparência caminham juntas, mas devem sempre ser orientadas por um profundo respeito às outras pessoas.

Para ser mais assertivo, eleve a autoestima, desenvolva autoconfiança, pratique a empatia e a objetividade. Pessoas assertivas demonstram credibilidade e são percebidas como altamente significativas em função da sua autenticidade, objetividade e habilidade de argumentação. Assertividade é uma virtude pessoal que demonstra maturidade e segurança.


Uns nascem assertivos, outros conquistam a assertividade. Sócrates, Platão, Aristóteles eram assertivos. Shakespeare, célebre escritor inglês também fazia uso da assertividade com a sua dramaturgia. Advogado assertivo sabe argumentar e com conhecimento de causa nunca perde: ganha ou empata. Rui Barboza, brilhante jurista baiano, foi questionado por um aluno: “Prof. Rui, o que é ser justo?” Ele respondeu com o máximo de assertividade: “Ser justo é aplicar a justiça com desigualdade aos desiguais, à medida que os desiguais se desigualam”. O magistrado Sergio Moro é muito admirado por ser naturalmente justo, corajoso e assertivo. Há muitas exceções da fauna humana, eles vivem à frente do seu tempo.

Jesus, esse ícone máximo da assertividade, buscava um tempo para orar em silêncio para poder, em terra dos homens, falar a língua dos homens. As Escrituras estão repletas de asserções que asseguram uma vida digna de graça e paz. É uma pena que muitos se afastem dos ensinamentos do Mestre, fazendo das ilusões do mundo, carreira de fingida felicidade. Aprisionado na afetada visão da vida o não assertivo acostuma-se a expressar uma falsa verdade. A assertividade não escraviza, liberta.


Reflexão – Uma das coisas que temos que observar é que nós não viemos ao mundo para passear, mas para promover verdades plausíveis, lógicas. O assertivo tem o cérebro como uma esponja para compreender quando é aparência de verdade e não a verdade. Ele não fala o que é melhor, ele torna tudo melhor corrigindo o que é ilegal, imoral, ordinário. O assertivo tem disciplina para que haja a melhor transparência, pureza e correção no que fala, escreve ou faz.

Um texto é assim, metade de quem escreve e a outra metade de quem lê. A gente não vai te ajudar. A gente vai se ajudar. Hoje quem não entende que assertividade é o mundo de Deus, está fora do mundo. É fácil entender isso: como querer os finalmentes com dignidade, se insistimos em permanecer nos entretantos com vulgaridades?


Antônio Valdo A. Rodrigues
Clima Bebedouro

FCTV Web