A idade nobre

“A vida é um faz de conta, que acontece”. (Cora Coralina)


Quais seriam as vantagens e desvantagens de se chegar à idade nobre? O tempo passa, vai passando e a idade não pede para chegar. Vai chegando e pega a gente desprevenida. E de repente, acontece. Cheguei! Credo que susto! E agora o que fazer? Não existe vida sem conflito, mas, no crepúsculo, tudo é mais difícil do que era antes...

Envelhece-se horrivelmente mal, com os órgãos desgastados, cansados e mais um montão de coisas. A vida deveria dificultar o que é ruim e facilitar o que é bom. Deveria, mas não é assim. A realidade é “faz de conta”. O mal que já existe na saúde tende a piorar e o que não existe ainda, tende a aparecer aumentando o peso dos 60, 70, 80 anos... Que lástima!


Mas, como é mesmo a rotina de quem está na idade provecta?

*As pessoas lhe telefonam às 9 h da manhã e perguntam: “Te acordei?” (Nada a ver! Meu organismo me acorda às 5h).

*Ninguém vai considerá-lo hipocondríaco. Todos já sabem que você é um freqüentador “habituê” das farmácias. (Principalmente no fim do mês).

*As coisas que você compra agora não vão chegar a ficar velhas. Você vai ficar velho antes. (Nem vai se lembrar mais das tais coisas).

*Você pode tomar seu banhinho às 15 h, jantar às 18h, dormir na sala vendo TV às 21h. (Nenhum comentário. Todos entendem isso, você está ficando velho).

*Você pode viver sem sexo, mas não sem seus óculos. O sexo é dispensável, os óculos são prioridade absoluta. (Você tem mais de três).

*Você ouve as histórias de cirurgias dos outros, mas fica ansioso pra contar os detalhes das suas. (Elas são mais importantes que a dos outros).

*Você dá uma festa e os vizinhos nem percebem. Tudo é bem cronometrado, sistematizado e o silêncio é fundamental. (Que festança heim)?

*Você deixa de se preocupar com excesso de velocidade porque não é mais estradeiro. Só dirige na cidade e bem devagar. (Ah, pula essa)!

*Quando você vai à cidade, veste-se socialmente: a melhor calça, camisa, sapato... É preciso impressionar. (Salvem-se quem puder)!

*A sua visão não vai preocupá-lo mais porque você tem outras preocupações: estômago, próstata, intestino, coração, bexiga, dificuldade para andar, dor de cabeça crônica... (O corpo inteiro doi... Muda de assunto vai).

*Suas articulações passam a ser mais confiáveis que o serviço de meteorologia. (Elas não falham nunca)!

*“Uma noite e tanto” significa que você não teve que se levantar para fazer xixi. (Coragem está quase terminando).

* A sua esposa diz: “Querido, vamos subir para fazer amor?” Você responde: “Querida, escolha uma coisa ou outra”. (As duas não vão dar).

*Você diz: “Interessante querida, as rugas do seu rosto somem quando você está sem sutiã” (Olha prá cima seu espertinho! KKK).

*Você não quer saber aonde sua mulher vai, contanto que você não tenha que ir junto. (Esta então é genial, amei)!

*“Funcionou?” Significa que hoje você não vai precisar ingerir fibras. (Só mais algumas e terminamos).

*Que sorte! “Significa que você conseguiu lembrar o local exato onde estacionou seu carro no Shopping. (De noite nem pensar É perda total)!

*Você não vê a hora que passam as datas festivas: aniversários, parabéns a você, dia dos pais, natal... Dá licença, ninguém merece! (Só mais uma, a última).

*Finalmente seus segredos vão ser bem guardados pelos seus amigos. Eles não vão lembrar-se de nada do que você falou. (Adaptado da internet)


Brincadeiras à parte, não é fácil envelhecer. O idoso sente-se como um insignificante a espera de um significado. O mundo fica mais sombrio. Sonhos não existem mais, não existem mesmo! Também sonhar o que? É como tentar equilibrar-se em uma corda que não existe mais. Ainda bem que Deus está no controle de tudo!


Reflexão – O quadro do envelhecimento é esse e não dá para traçar outro. É uma eterna busca de algo que não se alcança mais. Vai ser só muito amor, mas sem o gozo do amor. E quem diz o contrário não conhece bem o que diz ou está desinformado.

Ainda bem que a idade nobre é momento de mais experiência para compreender Eclesiastes: “Vaidade de vaidade, tudo é vaidade”. Em outras palavras: sempre é tempo para não aproximar-se de atitudes egoístas que o mundo encoraja. Sempre é tempo para resgatar o infinito amor de Deus por nós. Isso independe de idade e vale mais do que tudo quanto pedimos, pensamos ou fazemos... É este um ensinamento imperdível!


Antônio Valdo A. Rodrigues
Clima Bebedouro

FCTV Web