O amor é belo? É.

“Seria tão diferente se os sonhos que a gente tem não terminassem tão de repente...”. (Cecília Meireles)


Seria tão diferente, se os bons momentos da vida durassem eternamente... Seria tão diferente, se quando a gente chorasse fosse só de contente... Seria tão diferente, se nos apaixonássemos, e a outra pessoa sentisse o que a gente sente...
Mas... É tudo tão diferente! Os nossos sonhos terminam tão de repente... Os bons momentos da vida, não duram eternamente... E a gente chora, nem sempre de contente... Mas aí temos que ser fortes, fazer tudo ser diferente, tentar, ousar mais uma vez amar... Optar pela felicidade... Feliz aquele que tem sonhos e realmente acredita em seus sonhos, com certeza irá realizá-los.


A mensagem acima é de Cecília Meireles. Acredito que é apropriada para a abertura deste texto. E por quê? Porque recebi um e-mail de uma professora. Eu a conheço há décadas. Ela sempre lê meus textos e escreveu assim: “Valdinho, tu acreditas mesmo no amor? Eu não!”.

Então vamos por partes. Será que eu, será que você, será que nós temos certeza que estamos na presença do amor? Ninguém é pós-graduado em amor para pretender ensinar alguem, mas uma coisa é universal, quando o “faça-se o amor” derrapa, a insensibilidade sempre à espreita, dá o bote. É a vida, com seu entorno desgastante.

A verdade é que nascemos com a “graça divina de amar”, mas aos poucos ela precisa ser alicerçada, fortalecida. Nós sempre estamos em estágio de aprendiz, ora acertando, ora errando, mais errando do que acertando e nessa inquietude jamais podemos nos acomodar com nossas certezas. Assim mesmo o amor é belo! Faço das palavras do escritor Paulo Setubal a essência do que eu quero lhe dizer, cara e admirável colega. Guarde as, com carinho no teu coração.


Amor sem limite!

Quando a gente ama alguem de verdade, esse amor não se esquece. O tempo passa tudo passa, mas no peito esse amor permanece e qualquer minuto longe é demais, a saudade atormenta e qualquer minuto perto é bom demais e o amor só aumenta. Vivo por ela, ninguém duvida, porque ela é tudo na minha vida. Eu nunca imaginei que houvesse no mundo um amor desse jeito, do tipo que quando se tem não se sabe se cabe no peito. Mas hoje eu posso dizer o que é ter um amor de verdade e um amor assim, eu sei que é prá sempre, é prá eternidade.

Quem ama não esquece quem ama. O amor é assim mesmo, eu tenho esquecido de mim mas, dela eu nunca esqueço. Por ela é esse amor infinito, o amor mais bonito... É assim o nosso amor sem limite. O maior e mais forte que existe.

Amar e ser amado não é privilégio de poetas e românticos. A nossa suficiência para amar vem de Deus e Ele não deixa ninguém desfalcado, mas, permite que essa luz brilhe sempre em nosso caminho.

Na boa, não é fácil lidar com nossos extremos emocionais, até porque conhecer o amor é uma coisa, por em prática, revolucionar-se é outra! E tem mais, um casal, apesar de décadas de convívio, não se conhece de fato. Todo cônjuge é um enigma para o outro. A vida sempre vai ter uma infinidade de tormentos pequenos. Eles são inesgotáveis, isto quer dizer que nós, seres humanos, somos cheios de falhas o que nos obriga a acreditar que o amor é belo por “convicção”, não por conveniência. O amor é mais uma decisão do que um sentimento. Se o amor fosse só um sentimento ele não seria uma ordem: “Amai-vos uns aos outros como...” E pensar que tem gente que sofre de uma doença crônica chamada “Amor-repelência”. Essa enfermidade consiste em ser resistente ao amor... Dá licença! Nada a ver.


Reflexão – Eu não consigo não amar. A indiferença não me interessa. A regra é clara: sim ao direito de amar, não ao enfraquecimento da sensibilidade.

Quem não ama, quem se esquece de amar, quem não sabe amar, quem não quer amar é fraco, é infeliz o suficiente para viver dormindo. Alguem, por favor, “faça-se luz!”, sempre é tempo, acorde esse alguem urgentemente para lembrá-lo que a felicidade só é real quando compartilhada. Esse é o lado eterno, e condição “sine-qua-non” para que os desejos sejam realizados...

Colega, isso é tudo. Não me entenda mal, só os fortes amam! Preste atenção: o amor belo não perde o seu glamour. Você só vai acreditar que o amor é belo quando, apesar de, seu coração enxergar o lado espiritual das pessoas. É esse o único sentimento que vai restar do nosso convívio, na maioria das vezes, mais controverso do que harmonioso.


Antônio Valdo A. Rodrigues
Clima Bebedouro

FCTV Web