“Por si só aquilo que existe não vale nada. É a percepção da realidade que dá significado à vida”. (Homero)
Um esclarecimento, o título desta matéria deveria ser: “Depoimentos”, mas acredito ser mais apropriado: “A moda da casa”, talvez seja menos pragmático. É que vamos aprofundar o pensamento sobre a família promovendo a sensibilização através de alguns depoimentos. A questão é: “Devemos ouvir mais a família? Por quê? Quais seriam as razões?”
Vamos ver de perto alguns testemunhos. Francisco Azevedo, autor do livro, “Arroz de Palma”, explica como é esse delicioso prato.
“Família é prato difícil de preparar. São muitos ingredientes. Reunir todos é um problema... Não é para qualquer um, os truques, os segredos, o imprevisível. Às vezes dá vontade até de desistir...
Família é prato que emociona. E a gente chora mesmo, de alegria, de raiva ou tristeza. O pior é que ainda tem gente que acredita na receita da família perfeita. Bobagem! Tudo ilusão!
Família é afinidade, é a moda da casa. E cada casa gosta de preparar a família do seu jeito. Há famílias doces. Outras meio amargas. Outras apimentadíssimas. Há também as que não tem gosto de nada. Seria assim, um tipo de família Dieta, que você só suporta para manter a linha.
Seja como for, família é prato que deve ser servido sempre quente, quentíssimo. Uma família fria é insuportável, impossível de se engolir. Enfim, receita de família não se copia se inventa. A gente vai aprendendo aos poucos, improvisando e transmitindo o que se sabe no dia-a-dia. Muita coisa se perde na lembrança, mas curta ao máximo que puder.
Família é prato que, quando se acaba, nunca mais se repete! Família, feliz quem tem e sabe aproveitar, valorizar... Família é projeto de Deus! Então... Amem-se, perdoem-se, aceitem-se, tolerem-se e vivam como se hoje fosse o último dia que vocês vão estar com a sua família”.
Agora vamos conhecer alguns trechos de redação de três alunos do ensino médio. Tema: “Família transformando vidas, revelando talentos”. “A família foi a primeira oportunidade que tive. Ela me mostrou que os estudos valiam a pena e que a educação poderia transformar a minha vida”.
“Um dia recebi de minha mãe, como presente de natal uma linda estante. Tinha até portas de correr com vidros desenhados na frente. Aquele móvel da sala foi meu referencial de estudos. Livros didáticos de literatura, dicionário, ficavam naquela estante. Foram as leituras que me ajudaram a fazer minhas escolhas na vida e a tomar minhas decisões. Obrigado mamãe! Amei o presente, qualquer jovem amaria! Minha família mudou a minha forma de aproveitar mais os estudos e de pensar com sabedoria para o resto da vida”.
Outro aluno: “Meu pai me dava livros em meu aniversário. Ele comprava jornais, revistas e eu aprendi a gostar de ler. Ganhei até uma escrivaninha e uma linda Bíblia. Leio-a até hoje:Salmos, Eclesiastes... Meu pai tinha razão: “O homem que lê, vale mais, chega a melhores resultados na escola e tem excelente visão da vida”. Ler mudou a minha relação de companheirismo em família, com os amigos e fortaleceu a realização de meus sonhos. Família, leituras, despertaram meu sentimento religioso, formaram meu caráter e minha personalidade”.
A família é um grande experimento. É um nicho onde vamos conviver com direitos e deveres. Vamos lidar com enfrentamentos, mas, aprender a ceder. Vamos ter momentos de glória, de vergonha, mas, com atenuantes ou agravantes e a família sempre por perto, ajudando. A família é vertente para sinalizar com valores éticos, morais, tornando mais fácil o edificai-vos reciprocamente.
Reflexão – Sem querer forçar a barra, mas, por quê você, eu, por que nós oferecemos tanta resistência para aceitar e entender esse Deus maravilhoso que tem a melhor receita de família, pois foi Ele que a formou! Ele permite o “encontro”, em uma mesma família de pessoas desiguais, umas fáceis, outras difíceis? É porque as tais provações não acontecem por acaso. Deus tem esse propósito para a evolução dos membros, fazendo-os crescer em afeto e tolerância.
E por aí vai, a bandeira deveria ser redesenhada recebendo a inscrição: “Família, amor, ordem e progresso”. Certamente seria uma motivação para uma vida com mais sentido, significado.
Antônio Valdo A. Rodrigues