“Os primeiros 40 anos de vida nos dão o texto... Os anos seguintes fornecem o comentário sobre o texto”. (Schopenhauer)
Imagine, não são todas as pessoas que teem o corpo tatuado. Já não podemos afirmar o mesmo sobre a alma, uma vez que todos teem tatuagens na alma. São cicatrizes, marcas indeléveis que os olhos não veem, mas o coração sente e registra. Elas trazem à memória um pouco do convívio das pessoas que foram gratas ou não a nós.
O que é alma tatuada? Há uma diferença das tatuagens do corpo que são marcas externas, explícitas e o possuidor faz questão de exibi-las ao mundo como se o seu corpo fosse uma vitrine. Já as tatuagens da alma são implícitas e apresentam estas características: não fazemos questão de mostrá-las a ninguém porque são só nossas e não há outro ser com igual sinalização; vivemos tentando compreendê-las melhor, sendo muito difícil defini-las por completo; doeram mais na alma do que no corpo; muitas delas são inesquecíveis, inenarráveis.
Tatuamos a pele do corpo propositadamente para mostrar o que achamos que somos. Tatuamos a alma inconscientemente sem perceber que estamos guardando bem guardadinho, só para nós, verdades só nossas. O amor é um bom exemplo! Ele pode ceder espaço à melancolia, nostalgia. São sentimentos que ficam gravados e “gritam silenciosamente”. Outros acontecimentos são apenas lembranças, recordações perdidas na multidão das parecidas.
A vida é frágil e fugaz, talvez seja por isso que fatos marcantes não possam ser esquecidos. Quando a verdade é absoluta ela fica tatuada na alma. Marcas assim tornam permeável o coração para amar de novo, para sempre amar...
Outro detalhe relevante é o que o corpo humano é limitado por carência de espaço. Chega um momento que não há mais como se inserir novas tatuagens. Agora com a alma é diferente, o espaço é inesgotável porque a alma tem a grandeza infinita de sentir e sempre recomeçar.
O homem começa a morrer quando não identifica mais sua obrigação e prazer de amar. Isso acontece no momento em que ele perde o entusiasmo para conviver com suas recordações.
Há três coisas que são importantes: para o homem a mulher; para a mulher os bons sentimentos; para ambos fortes razões para crer que Deus não é uma farsa. Deus é real! Sem Ele não é possível chegar a lugar algum. São necessários propósitos sérios para tudo que se faz na vida inclusive para namorar. Estes são alguns requisitos básicos para iniciar um romance:
Namore uma mulher que tenha a alma tatuada com bons sentimentos. Esse será o começo de um romance estável, para a vida inteira. Ela vai te ensinar que nas coisas mais simples da vida, estão os momentos mais importantes.
Namore uma mulher que não levanta a voz, mas melhora os argumentos. Ela vai te ensinar a pensar mais, a ser paciente, tolerante e compreensivo.
Namore uma mulher que não toma decisões quando está irritada e nem faz promessas quando está feliz. Ela vai te ensinar que é melhor colecionar momentos felizes do que guardar coisas impróprias à vida.
Namore uma mulher dócil que te valorize sempre mais. Ela vai te ensinar que mesmo sem ter motivos, você vai ter vontade de sempre abraçá-la.
Namore uma mulher que esteja na juventude dos 20 anos ou na velhice dos 80 anos. Ela vai te ensinar que o coração não tem rotina para amar, tem razões que a própria razão desconhece.
Namore uma mulher que acredita em Deus. Ela vai te ensinar a andar em linha reta para você ter sempre boas histórias para contar.
Namore uma mulher que compreenda que o coração é a região do inesperado. Ela vai te ensinar que começar de novo vale à pena porque era tudo que você estava esperando na vida.
Namore uma mulher sábia. Ela vai te ensinar que as mulheres são poderosas e frágeis e se não dão as verdadeiras respostas sabem fazer as verdadeiras perguntas.
Namore uma mulher que tem muitos sonhos a realizar. Ela só deseja alguém para compartilhar e sonhar junto. Você!
Reflexão – Nossa alma está repleta de tatuagens. São memórias de histórias marcantes, surpreendentes, que nos fortalecem para descobrir o amor de verdade.
Muitos podem achar que tudo isso é bobagem. Bobagem é não acreditar que alguém possa te dizer um dia: “Te dou o meu coração e tudo que há em mim”. Acostume-se a amar! Não se sinta excluído. O amor é assim mesmo simples, complicado e contagioso... Tudo porque a mulher é intraduzível.
Antônio Valdo A. Rodrigues