“Emoticons são ícones. São populares por ser diretos, ao induzirem uma imediata ligação emocional entre as pessoas”. (Vyv Evans)
Na opinião dos lingüistas, as caretas do Facebook são formas de facilitar a comunicação. Vamos conhecer alguns ícones que expressam mais do que: “gosto” e “não gosto”. Eles completam um melhor entendimento na linguagem virtual.
Os emoticons tambem nos ajudam a compreender um pouco mais o complicado mundo do amor, tornando mais claro e atraente o engajamento entre as pessoas. Ao mesmo tempo permite-nos saber se o destinatário “amou” ou “ficou com raiva” do conteúdo. A idéia é reforçar ou mudar o estilo do que está sendo analisado. Vejamos as caretinhas fofas que fortalecem as empatias.
Curtir – É o já consagrado positivo, tudo bem, oba, concordamos. O que nos une é muito maior do que o que nos separa. Na boa, se o sucesso é o desejo em ação você está com tudo. Quando se tem uma meta, um propósito, a distância entre o sonho e a realidade chama-se disciplina. Dica: Parabéns, a palavra, a idade, a experiência é o que torna o homem bem sucedido.
Amei – Muito romântico esse coraçãozinho. Como é importante estar de bem com a vida e com o outro! Principalmente na troca de afetos é apropriado ser marcante, surpreendente, confiável. É o coração tendo mil razões que a própria razão desconhece. Dica: Manter a decisão de amar sempre mais, mesmo que seja por um fio desde que esse fio signifique: “Você pode confiar em mim”.
Há, há – Alegria, motivo para sorrir, gargalhar. Mas é desejável ficar esperto porque o coração do homem é uma fábrica de ilusões, de sonhos. Por mais ordenado que seja o mundo, alguns detalhes escapam. Sempre há um risco de passar a vida toda procurando um príncipe encantado para casar e acabar casando com um sapo. Dica: O homem ignorante duvida; o medíocre afirma; o sensato reflete.
Uau! – Indica surpresa, espanto. É isso aí, vai em frente! Entre a dúvida e o nada escolha a dúvida, afinal o que você faria com nada? Mas se for ultrajado, não revide com ultraje, saber esperar e ter bom senso ajuda a encontrar os verdadeiros objetivos na vida. Dica: Fica preocupado não! A felicidade é como a pluma que o vento vai levando devagar. Mas o vento ora vai, ora vem! Aproveite para fazer uma releitura da vida.
Triste – Preocupação por não agradar-se com algo, sentir-se mal. Não existe comprometimento limitado. Ou se gosta de alguém ou se está mesmo brincando de “faz de conta”. Amor que tira férias não é amor de verdade, é presepada, pirotecnia.
Tudo o que acontece é por uma razão. Deus tem um plano para cada pessoa. Se aconteceu é porque tinha que acontecer! Afinal a vida é panorâmica, não queira avaliar fatos isolados. Dica: Fica triste não. A paciência é a maior das virtudes!
Grr – Indica raiva, braveza, irritação, ira incontida, indomável. Aprenda rápido que a vida é como é para ser. Vê se pega leve! O homem sábio entende que não pode perder o que nunca teve. A vida tem sempre razão. Não vale à pena sentir-se excluído. Isso é autobullying. Sempre é tempo para acreditar em dias melhores! Mas note bem para este detalhe, se você é azedo, encontre motivos para ser, pelo menos, um pouco mais doce. Dica: Na vida tudo passa ninguém é de ninguém, até quem nos abraça!
Reflexão – A internet é um sistema de colonização e afunilamento linguístico, mas pode significar também instrução ajudando a raciocinar melhor. Essa enciclopédia virtual imensa atende cerca de 7000 idiomas, presentes no mundo. É uma espécie de cultura monolingue e não há como recuar desse caminho. É a tecnologia mudando a civilização. É uma estranha forma de evoluir, mas não podemos fazer quase nada para mudar o ciclo desses mecanismos virtuais porque os momentos são o que são.
Afirmam os antropólogos e linguistas que uma língua morre quando as pessoas param de usá-la. Olha o perigo aí! Pense o mesmo agora em relação ao amor! Complicado assim: Será que: “Eu sei que vou te amar por toda minha vida”, vai se tornar logo, logo, um sentimento obsoleto, em desuso, e descartável do livro da vida? Sei não! Antônio Valdo A. Rodrigues