“Para internalizar o saber, se faz mister devorar leituras com apetite de bom sabor”. (Anátole France)
Parece muito estranho, no início do período de férias escolares, falar de mudança comportamental obtida através das leituras. Mas, é isso mesmo que vamos fazer. Enfatizar que para ler um bom livro não existe momento mais especial. É quando a juventude está com tempo de sobra para manusear aquele livrinho que está esquecido na estante, ou quem sabe, fazer uma visita a Biblioteca Municipal.
É o professor o grande facilitador para que a leitura aconteça. Docentes de todas as disciplinas são facilitadores para despertar nos aprendizes a gosto, o hábito para ler cada vez mais e pelo exemplo próprio citar as boas obras que já leu. Há diversos recursos para impulsionar a leitura: Biblioteca Municipal; biblioteca da escola; filmes legendados, painel para o jornal mural da classe; Xerox de textos para serem entregues aos alunos para uma leitura silenciosa e depois oral. No verso o professor propõe cinco perguntas sobre o conteúdo e a vida, para um trabalho em grupo.
Ler é atividade prazerosa. Dilata os horizontes, completa a instrução que é ensinada em casa, pelos pais, na escola pelos mestres. O ideal seria que a “sala de aula” tivesse a sua biblioteca. Seria fácil, uma vez por semana, os alunos terem contato direto com os livros, revistas. Ao entrar em sala de aula eles já encontram sobre as mesinhas o material de leitura.
Útil seria arrecadar livros e revistas (Veja, Isto é, Época) com os professores, membros do Rotary, Elos, Lions, Maçonaria, Associação Comercial, para a biblioteca de classe. Com os livros a escola poderia fazer um feirão de livros. Tudo para incentivar o prazer de ler. Ao comprar um livro por “um” ou “dois” reais, o aluno leva uma revista de brinde. O dinheiro vai à caixa escolar ou para ajudar alunos carentes com os materiais escolares.
Algumas considerações válidas sobre a boa leitura.
* A leitura é o alimento da alma. O corpo precisa nutrir-se a vida intelectual, espiritual, moral, tambem precisa de manutenção.
* O professor tem na sala de aula, momento mágico para fazer a cabeça de seus alunos para uma intimidade com a leitura.
* Todas as oportunidades precisam ser aproveitadas. A falta do professor é uma delas. É só direcionar os alunos à biblioteca.
* O celular é mais entretenimento e lazer do que telefonia útil. Então é bom que esteja desligado durante os eventos de leitura.
* Em toda condição social o homem que lê vale mais, e não vive sujeito às opiniões, nem sempre verdadeiras, dos outros.
* Quando o momento é de leitura pode haver música, de preferência orquestrada ou instrumental. Jamais TV, conversas paralelas.
*Ambiente apropriado é essencial: boa iluminação, boas acomodações e foco totalmente voltado à leitura.
Existe paraíso? Com certeza! É onde os sonhos se realizam, mas, são os livros, jornais, revistas as vertentes para facilitar a melhor visão do mundo.
Quem não lê deixa a desejar com sua espiritualidade. A leitura é um hábito que agrega valores e alicerça melhor compreensão da vida.
Não é por acaso que um livro chega às nossas mãos para ajudar a resolver nossas dúvidas e inquietações. O Criador tem vários meios para nos orientar e suprir nossas necessidades, sendo o livro um deles.
O filósofo comenta assim: “Se você deseja uma descrição de nossa era, eis aqui uma: É a civilização dos meios, sem os fins. É opulenta em meios para alem de qualquer outra época e quase para além das necessidades humanas, mas esbanjando-as e utilizando-as mal porque não possui nenhum ideal soberano. É a civilização com vasto corpo mas com a alma esfacelada, imperfeita que deseja muito acertar, mas na maioria das vezes erra”. Bravo mestre! É isso mesmo.
Reflexão – O ser humano acerta e erra, ama e odeia e na maioria das vezes se engana e se ilude... Assim não precisa vender sempre uma imagem de ser perfeito, até porque, acumular poder, dinheiro, popularidade, coisas materiais não significa que ele é poderoso. Poderoso e vencedor é aquele que tem sentimentos para lidar com as coisas da vida e isso inclui prioritariamente Deus. O cotidiano é insuportável. A única rotina perfeita é Deus. Ninguem é inadequado para a vida! Não peça para que o Ano Novo seja melhor para você... Seja você melhor no ano de 2017. Por exemplo, leia mais.
Antônio Valdo A. Rodrigues