Gaeco investiga contratos de cooperativa com órgãos públicos

Pelo menos seis pessoas foram presas na manhã desta terça-feira (19) em Bebedouro (SP), suspeitas de envolvimento em um esquema de fraude na compra de alimentos de merenda escolar por prefeituras de 16 cidades no interior e no litoral de São Paulo.

A operação "Alba Branca" do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público, foi desencadeada com apoio de equipes da Polícia Civil e cumpre 24 mandados de busca e apreensão.

Segundo o promotor de Justiça Leonardo Romanelli, as investigações apontam fraude em contratos forjados de merenda escolar, entre prefeituras e a cooperativa de Bebedouro. "Eles cobravam propinas de funcionários públicos e repassavam comissões para os vendedores".

Em Bebedouro, 40 policiais civis e delegados dão apoio à operação, que ocorre também em sedes de prefeituras nas cidades de Paraíso, Novaes, Santos, Sumaré, Americana, Colômbia, São Bernardo do Campo, Campinas, Santa Rosa do Viterbo, Bauru, Mogi das Cruzes, Barueri, Araras, Cotia, Mairinque e Caieiras.

Além das prisões, a polícia faz buscas por documentos que podem servir de prova para o andamento das investigações. Entre as buscas, estão mídias digitais como HD's, DVD's e pen-drives, além de dinheiro em espécie, cheques preenchidos e outros tipos de documentos.Leia mais na Folha da Cidade

Clima Bebedouro

FCTV Web