Município intensifica orientações contra Covid (na íntegra)

A Secretaria Municipal de Saúde informou até o fechamento dessa edição que o município registrou 130 casos positivos de Covid-19. Sendo seis pacientes internados com sintomas graves. E oito com sintomas leves. 79 pessoas já foram recuperadas do vírus. Sendo registrado quatro óbitos em hospitais da região e dois em Bebedouro.

Na quinta-feira (2) estava prevista uma live pelo perfil da Prefeitura no Facebook para anunciar novas medidas, na qual seria conduzida pelo prefeito Fernando Galvão no final da tarde de ontem (3). Ocasião em que a edição de hoje (4), já estava fechada. Reforçamos que incentivamos a prevenção, e repudiamos a politicagem em qualquer nível, independente do grupo político que seja. 

A Secretaria Municipal de Saúde e o Fundo Social de Solidariedade realizaram na terça-feira (30), ações de orientação e aferimento da temperatura no comércio local, onde há maior concentração de pessoas. “Esses trabalhos vêm sendo realizados em diversos pontos da cidade, já sendo rotina do setor. Através dessa conscientização, é visível o maior esclarecimento por parte da população. Prevenção que deve ser rotina na vida de todos. Diversos profissionais de saúde estão empenhados em desenvolver inúmeras medidas necessárias para protegerem toda a população contra a Covid-19”, comentou a secretária de Saúde, Sonia Junqueira.

Ainda na terça-feira, a Secretaria de Saúde esteve pela Garagem Municipal, onde orientou os funcionários a respeito da prevenção a Covid-19. Além da pulverização com cloro em bairros, o trabalho foi feito na semana passada pelo Cemitério, no qual o fato chegou ao nosso conhecimento após o fechamento da edição de sábado (27). O município conta com a parceria da Coopercitrus, Agropecuária Cromel Oliveira e a Defesa Civil de Bebedouro. 

O prefeito Fernando Galvão se reuniu nessa semana com a equipe da sua gestão, órgãos de Segurança e Ministério Público para analisar a situação do município, e decidir sobre o que é viável fazer ou não em termos de flexibilizações e restrições. “Os números não são desesperadores, mas estamos em momento de reavaliar. Bebedouro demonstrou e vai continuar demonstrando equilíbrio entre Economia e Saúde nas tomadas de decisão. Tem gente que ainda não acredita nessa doença. Até acontecer com alguém da família ou muito próximo. Pode ter tudo nessa vida. O mais importante é a saúde e a vida. Claro que economia e empregos são importantes. Estamos em um momento muito delicado e difícil, e que nos exige muita responsabilidade, cautela, coragem e determinação. Temos que encarar essa realidade de frente. Que Deus abençoe a nossa cidade, e que a gente cumpra as restrições. Para vencermos depende de todos, e não somente do Poder Público. Vamos vencer essa guerra, se Deus quiser”, finalizou o prefeito.

Obesidade - Estima-se 5% dos pacientes infectados pelo novo coronavírus vão precisar de UTI, no qual agrava o desafio do paciente com obesidade grave. A falta de leitos em hospitais para essa população é nítida, sendo que a intubação apresenta maior dificuldade, e aparelhos de imagens para os diagnósticos que comportem pessoas muito pesadas não estão disponíveis frequentemente. Vale ressaltar que há limite de peso em equipamentos que fazem os exames. Além disso, quanto mais pesado é o paciente, mais difícil se torna para a equipe de enfermagem transportá-lo e posicioná-lo no leito de UTI. 

Não há instalações adequadas para esses pacientes em número suficiente, pois geralmente apenas os hospitais especializados em cirurgias bariátricas possuem leitos adequados para comportar obesos graves. Entramos em contato com a Unimed Bebedouro; e Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, por meio da Assessoria de Imprensa. Ambos não se manifestaram sobre a estrutura até o fechamento dessa edição. Henrique Prata, presidente do Hospital de Amor de Barretos afirmou a nossa reportagem na quarta-feira (1), que o Hospital Estadual vai contar com estrutura para atender a pessoa obesa. “O Hospital Municipal possui condições de atender pacientes com até 120 kg. Assim como a Santa Casa de Barretos”, respondeu a Secretaria Municipal de Saúde do Município, que também foi procurada pela Folha da Cidade.

Clima Bebedouro

FCTV Web