Secretaria apresenta dados do Coronavírus - na íntegra

A Secretaria Municipal de Saúde informou que até antes do fechamento dessa edição, o município conta com 13 casos positivos de Covid-19. Dos 99 casos notificados na cidade, 56 já foram descartados, sendo que os 30 suspeitos ainda aguardam os resultados dos exames.

Entre os casos confirmados, três pacientes estão internados na UTI da Unimed, considerados casos graves. E três na enfermaria. E um está internado na enfermaria do Hospital Municipal Júlia Pinto Caldeira. Sendo que nem todos os casos confirmados precisam ficar internados. Os demais pacientes estão em isolamento domiciliar. Passaram por atendimento médico e estão sendo acompanhados. Existem casos mais leves da doença.

A Vigilância Epidemiológica de Bebedouro esclareceu que o resultado do exame solicitado de Covid-19, referente ao óbito de uma menina de 13 anos, foi negativo. A investigação prossegue para averiguar outras causas. O município continua com nenhum óbito por Covid-19 até o fechamento dessa edição.

Durante a semana chegou ao conhecimento da Folha da Cidade, que muitas pessoas na cidade alegaram que não há EPI, máscaras, álcool gel, luvas, sabão e jalecos. E que não estão querendo buscar pacientes com a ambulância. A nossa reportagem procurou a Unimed, e não teve retorno até o fechamento dessa edição.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), atende em média 20 pacientes diariamente. Ainda enfatizou que as máscaras de tecidos não são recomendadas para a utilização dos profissionais da saúde. “Esses profissionais só podem utilizar máscaras cirúrgicas ou máscaras n95. No entanto essas máscaras de tecido podem ser utilizadas em outros setores públicos”, comentou a Secretaria. “Temos EPI s e álcool gel. Temos com controle para não faltar para ninguém”, disse a secretária Sonia Junqueira. 

O governador João Dória em coletiva no Palácio dos Bandeirantes citou as 20 cidades que se destacaram pelo isolamento social no Estado de São Paulo com dados até terça-feira (14), e entre elas consta Bebedouro. “Cumprimento essas cidades que tem atendido a orientação médica e da Saúde para permanecer em casa”.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o novo coronavírus causou a morte de 853 pessoas no estado até o fechamento dessa edição. 11.568 é o número de casos confirmados. Ainda segundo a Secretaria Estadual, às vítimas fatais predominam na faixa etária com pacientes de 60 anos ou mais, o que corresponde a 79,3%. Os dados apontam que estão internadas no estado entre enfermarias e UTIs, 2.379 pessoas devido ao Covid-19, no qual uma média de 100 internações por dia.  

O Coronavírus causa problemas respiratórios semelhantes à gripe e sintomas como tosse, febre, e em casos mais graves, dificuldade para respirar. Como prevenção, lave as mãos com frequência e evite tocar o rosto e ter contato próximo (um metro de distância) com pessoas que não estejam bem.

Na questão da transmissão, a principal forma de contágio do novo coronavírus é o contato com uma pessoa infectada, que transmite o vírus por meio de tosse e espirros. Ele também se propaga quando a pessoa toca em uma superfície ou objeto contaminado e depois nos olhos, nariz ou boca.

Clima Bebedouro

FCTV Web