Saúde divulga dados da Covid-19 - na íntegra

O município até antes do fechamento dessa edição, apresentava 41 casos suspeitos do Coronavírus, sendo cinco de outros municípios, quatro confirmados, no qual aguardando contraprova, e nenhum confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz. Além de dois descartados, no qual um de outro município.

Dois pacientes estão internados na Unimed, sendo considerados casos graves. E dois casos leves, onde um paciente está internado na enfermaria no Hospital Municipal Julia Pinto Caldeira, e outro na Unimed. Todos os 41 suspeitos, conforme orientação médica, estão isolados em suas residências, com o objetivo de evitar uma possível proliferação do vírus.

As coletas de materiais para pesquisa estão sendo encaminhadas para o Instituto Adolfo Lutz, laboratório autorizado para realização do exame. Mais informações pelo 17-3342-8632. 

A Secretaria Municipal de Saúde informou que o Hospital Municipal, já conta com um Pronto Atendimento de Sintomas Gripais, no qual o Pronto Socorro Gripal, que conta com dois consultórios, um pediátrico e um adulto e quatro leitos de isolamento. 

No local a população terá acesso a médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e serviço de higiene e limpeza 24 horas. O novo espaço já está em funcionamento e fica instalado no setor de Ortopedia do Hospital Municipal. E tem como objetivo separar o fluxo de sintomas gripais dos demais fluxos da UPA, evitando assim possíveis contaminações da população saudável.

A secretária de Saúde, Sônia Junqueira afirmou que os pacientes contarão com entradas diferentes e sinalizadas, sendo necessário prevenir o contato com outras doenças. “Nossa saúde está extremamente empenhada em ajudar a população no que for necessário, por isso, não deixamos de lado os atendimentos de doenças de menor gravidade, mas que merecem grande atenção”, comentou a secretária.

A Secretaria ressaltou que desde sábado (28), todas as aplicações de antibióticos serão realizadas aos sábados, domingos e feriados, na Estratégia de Saúde da Família Moacyr Caldeira, localizada na região central da cidade, das 8h às 12h, na qual fica atrás da escola Conrado Caldeira.

A ação tem como objetivo reduzir a aglomeração de pessoas na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), diminuindo a transmissão do Coronavírus. Os pacientes acamados poderão utilizar os Serviços de Ambulância para se dirigir à ESF, e receberão atendimento prioritário. Já pacientes que estejam em isolamento domiciliar, os enfermeiros responsáveis por cada setor ficarão responsáveis por essas aplicações como ocorre rotineiramente.

 

Repercussão - Na manhã de sábado (28), o perfil Romera News postou em rede social uma mensagem recebida na qual questiona se a Imprensa estava ciente de que oito profissionais de um mesmo plantão da UPA no Hospital Municipal Julio Pinto Caldeira apresentaram pneumonia ao mesmo tempo.

E que uma técnica de enfermagem precisou ser entubada, e que se encontrava em um leito de UTI no Hospital Samaritano. Sendo o fato mantido sobre sigilo. E que  profissionais ficaram calados por medo de perder o emprego e passar fome, segundo a postagem. E que o local tinha que ser interditado, e ter chamado a CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) e limpado pela possibilidade de o local estar com microrganismos resistentes livres no ambiente. O que gerou a desconfiança de algo grave e errado estar acontecendo. E que o fator de ser terceirizado facilitaria enconbrir os erros, conforme consta na postagem que a nossa reportagem teve acesso no início da tarde da mesma data. 

Ainda consta na postagem que funcionários que mandaram áudio para colegas contando a situação foram afastados e advertidos. Sendo que o Ministério Público iria ser procurado e o Coren (Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo) seriam acionados. E que era necessário aguardar para ver o desenrolar da situação.  E por fim, na referida postagem ainda consta que uma técnica de enfermagem precisou ficar no isolamento com pneumonia e derrame pleural, tendo sido colhido exames para H1N1.

O fato repercutiu em rede social, procuramos a Secretaria de Saúde, e a mesma afirmou a nossa reportagem que as informações não procede. A Folha da Cidade esclarece que não tem como finalidade em qualquer situação, bajular ou ofender quem quer que seja. Independentemente se os fatos narrados procedem ou não. Cabe aos leitores tirarem as conclusões. 

Clima Bebedouro

FCTV Web