A falsa segurança da zona de conforto

 Acomodação. Se estamos bem onde estamos, para que mudar? E, ainda que não estejamos tão bem assim, será que vale a pena arriscar? A zona de conforto nos dá a ilusão de segurança, fazendo-nos pensar que sabemos o que estamos fazendo (ainda que não tenhamos a menor ideia) e que não há perigo algum nesse lugar falsamente seguro no qual estamos. No entanto, em algum momento, a acomodação passa a incomodar. E agora, como proceder?
 A correria do dia a dia parece camuflar nossas escolhas cotidianas de levantar mais cedo para preparar o café ou dormir mais alguns minutinhos e ir em jejum ao serviço. Não percebemos, mas todos os dias optamos pelo que vamos comer no almoço, se vamos à academia ou se tentamos dormir mais cedo em vez de terminar aquele filme. Podem ser pequenas, mas são decisões que, inevitavelmente, excluem as demais opções.
 Fazer escolhas nem sempre é fácil. Optar por um caminho é consequentemente deixar outro para trás e enquanto não se escolhe, vive-se com a possibilidade. No entanto, precisamos escolher uma profissão, um lugar para sair no sábado à noite, o nome de um filho... Não adianta fugir, para não viver em um marasmo, temos que fazer escolhas que envolvem arriscar-se no desconhecido.
 Mas onde está a coragem de sair desse cantinho confortável que já conhecemos tão bem? A motivação acaba sendo muito mais externa, geralmente quando você perde algo que até então trazia essa falsa segurança, como um emprego, por exemplo. Quantas pessoas trabalham em cargos e locais que não gostam, mas não se esforçam para tentar algo melhor? É somente quando ficam desempregadas que passam a ter essa liberdade forçada de poder optar por algo novo.
 Mas por que esperar a vida nos dar essa rasteira se no fundo já sabemos que estamos insatisfeitos com a situação? É preciso enxergar que a zona de conforto nada mais é do que nossa maneira de nos proteger contra o medo do desconhecido. Pense no abandono da zona de conforto como uma liberdade de escolha, tão idolatrada nos dias atuais. Escolha ser livre e optar pelo melhor caminho para você mesmo em vez de esperar um imprevisto forçado da vida te tirar o chão.

Para dúvidas, críticas e sugestões, escrevam para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

FCTV Web