A Difícil Convivência

Lia Amaral, docente aposentada do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, estudou profundamente o tema da evolução e chegou à conclusão de que a perda dos pelos do Homem -  uma característica única entre os demais primatas - pode estar ligada a biologia evolutiva que fez o homem ser bípede depois que os bebês não tinham mais onde se agarrar em suas mães, o que o forçou a abandonar o andar quadrúpede. Lia concluiu que todos os parentes mais próximos dos humanos: gibões, orangotangos, gorilas e chimpanzés, carregam os filhotes agarrados nos pelos das costas. "Não há bípede peludo, não há quadrúpede pelado". Para comprovar sua hipótese, fez uma análise do equilíbrio mecânico na locomoção quadrúpede dos gorilas e constatou que o ângulo formado pela parte superior do gorila durante a locomoção tem de ser, no máximo, de 30 graus para o filhote não escorregar. Talvez seja por essa razão, que o bípede Homem por vaidade, passou a se sentir um macaco superior, de uma espécie rara, com direito a  tratar tão mal todos os quadrúpedes seus conhecidos.  A convivência com animais se tornou uma relação de amor e ódio. Bitch em inglês é uma vagabunda, uma cadela, traduzida por vaca, uma coitada, porque será? Você está uma baleia de tão gorda! É assim que eles maltratam as mulheres obesas. Olha só o macaco jogador de futebol, vou jogar uma banana...Aquele cara, é ladrão, um gato... .O amigo que não é amigo de ninguém, é um amigo da onça...Esses exemplos se misturam com outros, repletos de contradições, quando os animais se tornam paradigmas de heroísmo e adoração: O rei passou a ser conhecido como Ricardo Coração de Leão devido sua reputação de grande guerreiro! Em sentido figurado, "bode expiatório" é alguém inocente que foi escolhido arbitrariamente para levar toda a culpa  sozinho por um crime que não cometeu. Mas Bode por que?

As capivaras já ultrapassaram seus limites de convivência sustentável. Incrível como pareça, é proibido eliminar o contingente em excesso, sob pena de cometer um crime ambiental inafiançável. Além de destruir a vegetação, elas disseminam a febre maculosa, por meio do carrapato-estrela, responsável pela morte de dezenas de pessoas.

Os pombos e as pombinhas amargosas são um horror! Na falta de predadores naturais elas invadem os tetos de edifícios, os quintais e os interiores das residências construindo ninhos em todos pontos que encontram e defecam no interior das casas. Os cocôs  quando secam viram um pó altamente tóxico.

A tristeza maior aconteceu com a morte de Cecil,  o famoso leão do Parque Nacional de Hwange em Zimbábue. Apesar da fama e proteção que recebeu ao longo da vida, um norte americano  o acertou com uma flecha, mas Cecil não morreu. Depois de caçá-lo por mais 40 horas, os caçadores que ele contratou, para não errar, utilizaram armas de fogo. Com o leão morto, arrancaram-lhe a pele e a cabeça para serem guardados como troféus. Entrevistado, o cínico disse que não fez nada errado! Está cada vez mais comprovado que o bicho Homem é o único animal que mata por prazer... Com a morte de Cecil, quem deve assumir a liderança dos grupos de fêmeas é o leão Jericó e isto é motivo de preocupação para os administradores do Parque. Jericó irá provavelmente matar todos os filhotes de Cecil para repassar às fêmeas a sua linhagem. É assim que procedem os leões.

Clima Bebedouro

FCTV Web