Duas comemorações em uma só data

Se eu lhe perguntar, caro leitor, o que se comemora no Brasil dia 12 de Outubro, o que você me responde?

A mídia enfatiza o Dia da Criança, ligando a data ao fator comercial de se presentear as crianças. Mas nós, brasileiros e cristãos católicos, vamos muito além! No dia de hoje, temos a honra e a oportunidade de festejar, alegre e devotamente, Nossa Senhora e Mãe do Céu, sob o título de NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA. Reconhecendo e valorizando esta data, homenageamos, com fé e carinho, nossa Mãe do Céu e Padroeira do Brasil.

Embora o nosso país tenha sido consagrado à Santa Cruz, por ocasião de seu descobrimento, sua padroeira é Nossa Senhora, simbolizada numa imagem escura da Imaculada Conceição Aparecida, tirada das águas do Rio Paraíba do Sul, nas proximidades do local onde se encontra hoje o grande santuário mariano e a cidade de Aparecida, no Vale do Paraíba, SP.

Em 1717, três pescadores: Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso, moradores das margens do Rio Paraíba, do município de Guaratinguetá, retiraram das águas o corpo de uma imagem sem cabeça. Num segundo arremesso da rede, encontraram também a cabeça feita de terra cozida. Depois disso, a pesca foi tão volumosa que encheu seus barcos. A pesca, quase milagrosa, despertou neles grande curiosidade em relação à imagem, que limparam com muito cuidado e verificaram que se tratava de uma imagem de cor escura de Nossa Senhora. Colocaram-na no oratório de sua pobre morada e, diante dela, começaram a fazer suas orações diárias.

A devoção e a afluência do povo cresciam a cada dia. Por isso, impunha-se a construção duma capela em lugar apropriado, a fim de facilitar a devoção dos fiéis. Estava ali o morro dos Coqueiros, o mais vistoso de todos os que margeavam o Rio Paraíba. No alto desse morro foi construída a primeira capela e nela celebrada a primeira missa, em 1745.

Feita a construção material, o bispo diocesano quis prover o Santuário com adequado serviço religioso. Para tanto, em 1894, convidou os Padres Missionários Redentoristas, que exercem até hoje a assistência espiritual do Santuário.

No dia 08 de setembro de 1904, por especial privilégio concedido pelo Papa, procedeu-se a solene coroação da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Em 1908, o Papa elevou o Santuário à dignidade de Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Em 1930, Pio XI, acolhendo o pedido dos bispos do Brasil, proclamou solenemente Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil.

Desde o ano de 1959, pensou-se na construção de um novo e mais adequado templo mariano, hoje em fase de conclusão, com moderna infraestrutura para atender aos milhares de devotos que durante todo o ano para lá fazem suas romarias.

Concluindo: Sem deixar de lado a preocupação com as crianças neste dia dedicado a elas, celebremos com fé e bastante entusiasmo o Dia da Padroeira do Brasil – Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Alegre e devotamente, elevemos aos céus nossa prece de gratidão a Deus por nos ter dado, dentro de seu projeto divino, uma intercessora tão poderosa e santa – Mãe de Deus e Nossa Mãe – sob o título de Nossa Senhora Aparecida.

 

Cônego Pedro Paulo Scannavino

Paróquia São João Batista

 

Clima Bebedouro

FCTV Web