Estar de bem com a vida, eis a questão!

Quando nuvens escuras prenunciam chuva, há quem diga: “Como o dia está feio e cinzento”. Outros, diante da mesma realidade, afirmam: “Como o dia está bonito e bom! Graças a Deus, teremos a chuva que refresca o clima e traz fartura no campo!”.

Afinal, o tempo carregado para chuva é bonito ou feio, bom ou ruim?

Isso depende da ótica de cada um. O que faz a diferença é o estado de espírito da pessoa. Quando estamos de bem com a vida, tudo nos parece bom e positivo, tudo é motivo de estímulo para bem viver.

Certamente, temos condições de tirar proveito até mesmo das situações mais delicadas, difíceis e deprimentes. É fácil saber quem está de bem com a vida. Basta observar suas reações e atitudes.

O próprio Cristo já afirmara no Evangelho: “Os olhos são o espelho da alma. Quando os olhos são puros, todo o corpo se torna iluminado”. A boca fala daquilo que o coração está cheio”.

Nosso exterior revela o nosso íntimo. Pelas palavras e atitudes externas, revelamos o que vai dentro de nossa mente e do nosso coração. Então, que tal exteriorizar de forma positiva e alegre nossos bons sentimentos e aspirações? Que tal apresentar-se adequadamente vestido, limpo, alegre e disposto a servir e partilhar os dons recebidos de Deus? Que tal trazer sua casa e seu ambiente de trabalho sempre bem arrumados, acolhedores, onde todos se sintam à vontade como se estivessem em sua própria casa?

Isso tudo demonstra que em todos os acontecimentos da vida somos capazes de reconhecer nossas limitações, mas também sabemos valorizar as nossas qualidades – dons de Deus.

 

Cônego Pedro Paulo Scannavino

Paróquia São João Batista

 

Clima Bebedouro

FCTV Web