“Roma od arger”

 Conta-se que uma jovem de gênio difícil se casou e foi viver com o marido e a sogra, que também era difícil. Não foi um bom negócio! Logo nos primeiros dias, começaram a surgir problemas de relacionamento. As personalidades eram diferentes e a moça foi se irritando com as críticas que recebia da sogra. Elas se desentendiam como se estivessem vivendo em um mundo sem escolhas ou saídas.
 Então a jovem resolveu procurar um experimentado senhor nas coisas da vida para, quem sabe, encontrar uma solução para o problema e começar um ano novo com melhores expectativas.
 Assim ela procedeu. O guru, após ouvi-la, pegou um vidro da prateleira com um nome estranho de remédio e disse: “Este medicamento é infalível! Resolve as situações mais perversas de relacionamento. Você vai colocar cinco gotas na comida da sua sogra todos os dias, mas tendo o cuidado de contar de trás para frente assim: cinco, quatro, três, dois, um”.
 A moça compreendeu e já estava de saída quando o sábio completou o conselho: “Suprima a causa que o efeito cessa. Só as gotas não vão resolver! Você tem que sorrir e controlar o seu gênio, a sua ansiedade, o seu jeito difícil de ser. Sorria, seja tolerante, não contrarie sua sogra. Ela também tem suas razões. Ela é a mãe da pessoa que você ama. E, sempre que você demonstrar amor por ela, seu marido vai perceber o seu gesto. Trate-a com amabilidade, como se fosse sua própria mãe”.
 A jovem despediu-se, dizendo que iria pôr tudo em prática e aguardar os resultados.
 Passaram-se os dias e as cinco gotas eram ministradas e o sorriso passou a existir no convívio. A moça já estava percebendo a diferença. O que era conflito passou a ser momento agradável para ambas as partes. As duas estavam vivendo sem qualquer aborrecimento. Ela própria já se sentia mais fácil de lidar. Enfim, elas passaram a viver com maior admiração, respeito e amizade fraterna.
 E chegou o dia de agradecer! Ela procurou o mestre e disse: “Senhor, quanto lhe devo por esse remédio tão mágico: ‘Roma od arger’, que mudou totalmente as atitudes de minha sogra?” O sábio sorriu e disse: “Não precisa pagar nada! Em doses homeopáticas de vitaminas, você fortaleceu a saúde dela, mas o mal não era bem esse. O desequilíbrio estava na sua mente também. Suas atitudes de impaciência, intolerância e incompreensão causavam desagrados, mas, aos poucos, você foi se livrando desses procedimentos irritantes, substituindo-os por amor. Você soube curtir o sorriso antes e depois de ministrar o remédio. Sua sogra não teve alternativa senão retribuir com igual intensidade a forte afeição que recebia de você. Essa é a ‘regra de ouro’ da vida: sorrir e amar são causa e ação; contentamento e alegria são efeitos e reação”.
 “Tudo bem”, disse a moça. “Tudo valeu a pena, mas diga-me por quê era necessário contar cinco gotinhas de trás para frente?”
 E o mestre respondeu: “Foi apenas um capricho. Assim como agora você vai ler o nome do remédio: ‘Roma od arger’ de trás para a frente e vai compreender que essa é a regra da vida: amar incondicionalmente”.



Cônego Pedro Paulo Scannavino
Paróquia São João Batista
Clima Bebedouro

FCTV Web