Consequências da boa leitura

Muitos se orgulham das páginas que escreveram! Quanto a nós, nos orgulhamos com o que temos lido. São coisas assim que nos elevam. São degraus sempre lembrados. São como vitaminas que fortalecem o nosso ânimo. Vamos começar com este apelo de Humberto Rohden para exaltar “O homem coerente”. Vejamos:

É humilde, mas sem servilismo...

Fala a grandes distâncias, mas sem gritar...

Faz bem a todos, mas não faz questão que percebam...

Rasga caminhos novos, mas sem esmagar ninguém...

Abre largos espaços, mas sem arrombar portas...

Entra no coração humano, mas não pesa com a presença...

Tudo isso faz o homem coerente, porque ele é como o sol, esse astro poderoso que sustenta o sistema planetário e delicadamente beija uma pétala de flor...

Assim é e assim age o homem coerente e verdadeiramente bom. Ele é um instrumento nas mãos de Deus – esse Deus de infinito e supremo amor. Na verdade, o homem coerente é a imagem e semelhança de Deus.

 

Coisas assim, como esta linda historinha de Cora Coralina, nos fazem pensar no quanto temos a aprender. Assim é “O avião e Deus”:

“Um garoto perguntou ao pai: ‘Qual o tamanho de Deus?” Então, ao olhar para o céu, o pai avistou um avião e disse ao filho: ‘Que tamanho tem aquele avião?’ O menino respondeu: ‘Pequeno, pai. Quase não dá pra ver.’ Então o pai o levou a um aeroporto e, ao chegar próximo de um avião, perguntou: ‘E agora, qual é o tamanho desse avião?’ O menino então respondeu: ‘Nossa, pai, esse é enorme, é muito grande!’ O pai disse: ‘Assim é Deus! O tamanho vai depender da distância que você estiver dEle. Quanto mais perto você estiver, maior Ele será na tua vida!’”

 

Coisas assim falam da bondade de quem ama, mesmo sabendo que o amor é uma aventura em aberto, porque aquilo que saberemos amanhã é algo que desconhecemos hoje, e esse algo pode mudar as verdades de ontem. É o que nos diz Gabriela Mistral, com palavras que acentuam a alegria de amar: “Bondade de quem ama”:

Quem é bom suporta a ofensa... Quem ama esquece-a...

Quem é bom compadece-se do próximo... Quem ama ajuda-o...

Quem é bom começa e acaba... Quem ama começa para nunca terminar...

Quem é bom sorri... Quem ama faz sorrir...

Quem é bom ajuda quando está perto... Quem ama sempre está perto para ajudar...

Quem é bom desce até o outro... Quem ama faz o outro subir...

Quem é bom sobe conosco no calvário... Quem ama fica por nós na cruz: JESUS CRISTO.

 

Cônego Pedro Paulo Scannavino

Paróquia São João Batista

Clima Bebedouro

FCTV Web