Aprendendo com a vida

 Já está mais do que provado que necessitamos, de vez em quando, principalmente os tímidos e introvertidos, desabafar ou partilhar com alguém nossa angústia, ou aquilo que nos está machucando interiormente, ou mesmo nossas conquistas. Porém, esta partilha deve-se fazer “na hora certa, com a pessoa certa”, para obtermos um resultado satisfatório.
 Quantas vezes nosso desabafo, em “hora errada ou para pessoa errada”, causa um estrago muito maior do que o problema desabafado? Por isso, é fundamental e prudente saber primeiro se o interlocutor é merecedor de nossa confiança e capacitado para nos ajudar na solução do problema.
 Somos não só indivíduos isolados, mas integrados numa comunidade humana. Assim, é saudável e, às vezes, até necessário partilhar não só problemas e conflitos, mas também o que vai de bom dentro de nossa mente e coração. Como faz bem para ambos os interlocutores demonstrar os bons sentimentos, reações de afeto e carinho, nosso reconhecimento e gratidão!
 Neste diálogo existencial, negativo ou positivo, abrimos espaço para uma interação proposta pelo Criador para construirmos a felicidade de todos. Podemos nos comparar a um grande quebra-cabeça: “Você possui o que eu não tenho e eu possuo o que você não tem”. Se houver um intercâmbio entre nós, um completará o outro e nós nos enriquecemos na partilha.
 Nosso grande inimigo é o egoísmo. Ele gera uma ilusória e passageira satisfação que nos leva ao isolamento e solidão. O egoísta, por estar voltado exclusivamente para si próprio, pouco se importa com o próximo. E o que ele ganha com isso?
 Será que vale a pena andar na contramão da história, contrariando o plano de Deus Criador a nosso respeito?

Clima Bebedouro

FCTV Web