Palavra ainda é documento?

Em conversa com pessoas mais idosas e bem formadas em seu caráter, constatamos que vale mais a palavra dada, o compromisso verbal do que, propriamente, um documento assinado e registrado.

Existe também uma expressão antiga que diz: “Quanto mais convivo com os homens mais admiro os animais”. Sempre achei essa frase pesada e um tanto exagerada. Porém, observando, através da mídia, o comportamento das pessoas que deveriam dar testemunho da verdade e da justiça, ficamos estarrecidos, decepcionados, indignados com o cinismo, a frieza e a hipocrisia com que mentem descaradamente para defender-se ou defender interesses escusos, pessoais ou de grupos mais que privilegiados. Os animais não agem assim. Eles são sinceros e sem artifícios.

De que valem os documentos, compromissos firmados, evidências e provas concretas? Onde se encontram os valores e compromissos, verbais ou não? Até onde podemos acreditar em “CPIs”, “operações”, processos e julgamentos?

É muito triste e desanimador constatar que, apesar das evidências e dos fatos que comprovam a culpa do réu, o resultado final vai depender não da verdade, mas da competência e dos argumentos da defesa. O objetivo primordial do advogado de defesa, na maioria das vezes, é livrar seu cliente das consequências de seus erros e delitos, não importando se os meios e instrumentos usados são justos ou não e se estão em conformidade com a verdade e a justiça.

Hoje, tornou-se inócuo perguntar ao réu: “Você é inocente ou culpado?”. Os critérios não são mais a verdade e a justiça, mas a competência persuasiva do advogado. Isso gera em todos nós uma sensação de frustração, de impotência, levando-nos à apatia diante dos fatos em que nos envolvemos.

A cada dia que passa, nossa palavra vai ficando na saudade e o que vale é: “Procure seus direitos, vire-se, defenda-se! Procure um bom advogado e siga suas instruções...”.

Diante desse quadro, eu pergunto: Onde moram a verdade e a justiça? Diante dos fatos e da realidade, que valor tem a nossa palavra?


Cônego Pedro Paulo Scannavino
Paróquia São João Batista
Clima Bebedouro

FCTV Web