“Tempus Fugit”

“Quando a situação for boa, desfrute-a. Quando for ruim, transforme-a. Quando não puder ser transformada, transforme-se”. (Vitor Frankl)


Um filósofo perguntou a um jovem: “Diga-me para que serve a flauta?” “Para ser tocada”, disse o aprendiz. “Não”, respondeu o senhor, “a flauta existe para ser tocada bem, com docilidade”. A seguir o sábio tornou a perguntar: “Para que existem os olhos?” “Para se ver”, foi a resposta. “Não, os olhos existem para se ver bem com inteligência e discernimento”. “E para que existe o tempo?” quis saber o guru. O jovem disse: “Não sei mestre!” “Disseste bem porque são poucas as pessoas que sabem o que é o tempo e o que fazer com ele. O tempo é sutil. Ele não dá certeza de nada, ou melhor, dá sim a certeza da morte no futuro. Enquanto isso ele passa célere, depressa!

O tempo é cruel! Ao mesmo tempo traz a felicidade, mas logo faz questão de levar a felicidade sem nada nos explicar! Como o tempo é ingrato não? Sai pra lá tempo! Dizem os filósofos que o tempo não é um problema a ser resolvido, mas um mistério a ser vivido. Em outras palavras, faça com o tempo o que puder com o que tiver, onde estiver, mas lembre-se use bem o tempo, otimize-o, saiba o que fazer com ele. Benjamim Franklin diz que as três coisas mais difíceis do mundo são: guardar um segredo; perdoar uma ofensa; saber usar bem o tempo.

O tema deste texto: “O tempo foge”, nasceu da vontade de dividir com os leitores, frases certeiras que nos ajudam a encarar o mundo e nossas vidas com mais coragem, sabedoria e bom senso. Vamos listar quinze citações notórias que são maneiras para nos sinalizar o uso mais racional do tempo.


*Não se preocupe em entender. Basta fazer uso adequado do tempo. Isso ultrapassa qualquer entendimento.

*Seja você mesmo o legítimo proprietário do seu tempo. Todos os outros tempos já teem o seu dono.

*A principal tarefa na vida de um homem é valorizar os instantes de sua vida da melhor maneira possível para que traga benefícios para si ou para outras pessoas.

*Nunca subestime um homem que está sempre ocupado em fazer bom uso do tempo.

*Um homem não pode se sentir aconchegado por estar sempre em sua zona de conforto. Quem é responsável aproveita inteligentemente o tempo combatendo a ociosidade.

*Use proveitosamente o seu tempo, como se o que você faz, fizesse a diferença.

*O tempo é sempre exigente para quem busca alcançar qualidade de vida afinal o que vale à pena ser feito, tem que ser bem feito.

*A vida pode ser curta, mas nós a tornamos mais curta ainda quando desperdiçamos o tempo.

*Ao homem sensato de bom senso, basta o tempo necessário.

*O tempo é curto ou longo. Depende da estrada que se vai percorrer. O caminho vai da intenção à execução.

*Quanto mais faço bom uso do tempo, mais “tenho sorte”.

*Se o tempo pudesse falar, a muitos descuidados o tempo diria: “Adeus”.

*Vivemos numa época em que o uso impróprio do tempo deve ser a nossa grande preocupação.

*A vida acaba um pouco todo dia e se existe tempo perdido... Existe também o tempo inteligentemente resgatado.

*O tempo nos ensina que nada é meu, ou seu, ou nosso. Tudo é emprestado... Porque a única certeza que se tem é que um dia, mais cedo ou mais tarde, a vida vem e nos toma tudo de volta.


Reflexão – O acaso decide quem você conhece ao longo da sua vida. O coração decide quem você quer bem perto da sua vida. Entrar na sua vida é uma coisa, permanecer é outra. É estar ao teu lado sem pesar com a presença!

Já entendeu né? A crise da espécie humana é uma distorção na capacidade de fazer melhor uso do tempo. Deus respeita o arbítrio do homem para fazer suas escolhas porque sabe como o mundo é, mas a existência não pode passar assim inutilmente. Assim se não poderes fazer bom uso do tempo, não te demores.

Quando alguém perguntar sobre seu passado, responda: “Não sei, não moro mais lá!”. No fundo de cada instante, tente não deixar o “tempo presente fugir” e assista o seu nascimento.


“How great is our time!” Quão grande é nosso tempo!


Antônio Valdo A. Rodrigues
Clima Bebedouro

FCTV Web