Voz do mestre

“Onde não puderes amar não te demores”. (Augusto Branco)


Um educador já com cabelos brancos, estava sozinho na sala dos professores aguardando o reinício das aulas. De repente foi rodeado por alegres adolescentes falantes: Beatriz, Luana, Gustavo e outros. O mais líder adiantou-se e falou: “Mestre, nós estamos em dúvida! Fizemos uma redação com este tema: ‘Qual o mais importante pedido que você faria a Deus?’. Acontece que cada um de nós tem uma opinião diferente e precisamos saber quem está certo.”

O professor sorriu e disse: “Se o assunto ajuda o debate, então vamos começar já! Aproximem-se e vamos identificar quem está com a razão”.

Animadamente Larissa começou: “Eu pedi a Deus um verdadeiro amor”.Gustavo falou: “Eu quero ser um médico bem sucedido”. Bianca: “Eu sou muito vaidosa e para mim o importante é a beleza!” Vinicius o mais quieto e sisudo falou baixinho: “Eu quero ser uma autoridade e ter muito poder!” Luana com bastante humildade e lindo sorriso disse: “Eu quero ser professora de Matemática”. Bruna a mais irônica, “Eu peço a Deus bastante fama e popularidade” . E assim cada jovem foi relatando em detalhes o pedido que fez a Deus. O professor a todos ouvia e anotava os focos desejados.

Quando todos os adolescentes terminaram o mestre disse: “Realmente o que vocês pedem a Deus é de muita relevância: amor, dinheiro, beleza, autoridade, ter saúde, ser um professor vocacionado, vencer na vida... Tudo isso é necessário, entretanto o mais importante vocês esqueceram-se de pedir! ‘Sabedoria’. Essa é a grande chave que abre todas as portas e até ajuda a suportar as adversidades. Com sabedoria é mais fácil viver com sensatez e coerência para depois ser vencedor! Sem sabedoria vocês serão apenas indivíduos comuns sem saber o valor das coisas essenciais na vida. Vão viver mais de ilusão do que de certezas. Até para conhecer a grandeza do Criador é preciso ter além de humildade, compreensão e muita sabedoria!”.

O educador continuou esclarecendo: “A vida é uma competição imperdível! Ação e reação têm tudo a ver com sabedoria. Causa e efeito está relacionado com a boa semente que se planta. É a sabedoria que faz a diferença nas atitudes de um bom profissional. O bom realiza o trabalho com qualidade. O mau faz o trabalho  sempre incompleto e com irregularidades”.

E o instrutor terminou: “A existência, meus alunos, está longe de ser um ‘docinho de coco’. Tem muito "inteligentinho" por aí achando que vivemos em um parque de diversões! Tudo errado! Temos escolhas e decisões que não são fáceis de serem tomadas. Em qualquer situação, mesmo quando a intenção é verdadeira o curso da vida pode ser intranquilo. É sempre a sabedoria que ajuda a transpor fraquezas, a ser tolerante com pais e mestres, colega confiável, aluno esforçado, cônjuge compromissado, profissional eficaz, religioso convicto. É a sabedoria que alerta sobre os propósitos negativos do álcool e das drogas! Sem sabedoria somos pessoas vulgares e a mediocridade está sempre por perto. Peça a Deus sabedoria, isso é tudo! As demais coisas virão por acréscimo”.

Tocou o sinal.Os jovens retornaram pensativos à sala de aula, mas, desta vez refletindo um pouquinho mais sobre os objetivos saudáveis a serem corretamente alcançados na vida.


Reflexão – Rapazes e moças! Vocês estão entrando na maturidade e não brincando de ser adultos! Não queiram antecipar etapas para viver uma vida“faz de conta”. Essa opção não vale à pena! Nunca desista da família, seja a que você tem ou a que você vai formar. Não queira viver precocemente sua sexualidade. A sexualidade é coisa de Deus, mas há tempo para que tudo aconteça. Sonhos e boas realizações precisam permanecer em você. E o mais importante, a nossa sabedoria só vai ser avaliada corretamente o dia em que estivermos sozinhos, nós, nosso passado e nossa consciência. Esse mergulho penetrante vai ser a melhor hora ou a pior hora em toda nossa vida!

Peça a Deus sabedoria e você sempre vai ser superior à derrota porque na verdade ninguém perde:uns vencem, outros aprendem e entendem que isto é sabedoria!

As partes fazem a sua parte: a família forma, a escola informa, a sociedade deforma, a religião conforma e o educador reforma! Mas é a gente que faz o próprio destino, é só saber o lugar certo onde colocar o desejo.


Antônio Valdo A. Rodrigues
Clima Bebedouro

FCTV Web