‘De profundis’

“Maturidade é aceitar com humildade a derrota e não se achar um super-homem na vitória”. (Sófocles)

 

Informação – A coluna ‘Café da manhã’ é também cultura espiritual. O que seria ‘De profundis?’ A expressão latina significa: das profundidades, do mais profundo, para não haver confusão ou engano. É a busca do sentido da vida, nem que seja começar pequeno, mas pensando grande.

 

Consciência do erro – Às vezes, sem saber porque, a gente se entristece, a alma se desvanece. Num mundo de tantos muros, muitas vezes invisíveis, dividindo as pessoas, muitos acham que todo esse mundo pertence só a eles e se consideram ‘tão mais’, quando na verdade são ‘tão menos’. Mas alivia saber que, nada é prá sempre e compartilhar saberes ajuda a sair da sombra para a luz. É a espiritualidade tendo como sustentação regras, fé e práticas. Segue um exemplo. 

 

‘Você acredita em Deus?’ – Esta pergunta foi feita, na faculdade, por um aluno a Albert Einstein. Ele teria respondido deste jeito: ‘Não são só os templos que o homem construiu que são a casa de Deus. Casa de Deus são as montanhas, os bosques, os lagos, as praias, o amanhecer, as paisagens, a ternura de uma criança. É aí onde Deus vive e expressa seu amor das mais diversas formas, a todos os seres humanos. É só querer enxergar’. E a resposta do físico continua...

 

Livre - arbítrio – ‘Sexo é um presente que Deus deu para expressar êxtase e alegria do amor estável, em família. Mas há tempo para tudo e esperar é uma virtude. É importante ler o Manual, confiar no que leu e ter conduta digna. Faça a sua parte que o Criador faz a Dele. Ninguem tem o direito de dizer a Deus como fazer o seu trabalho. Ele é puro amor e sabe o que faz. Deus entende direitinho que a natureza humana é cheia de paixões, limitações, prazeres, sentimentos, necessidades, incoerências e principalmente mau uso do livre arbítrio. Ter liberdade de opção é ter todo o mundo à disposição, mas ficar com as diretrizes do Mestre’.

 

Ação e reação - Tudo na vida é causa e efeito. Atitudes ímpias têm resultados negativos. Respeitar o próximo é certeza de estar sendo justo. Viver é mais do que aqui e agora, dos acomodados mentalmente. Ninguém precisa ser um ‘bambambam’, mas tem que engrandecer a modalidade do afeto, tão barateado por aí. O homem é livre para pecados ou virtudes e se não tem um ‘arbítrio’ digno, lá na frente, vai ter que acertar contas por sua libertinagem’.

 

Verdades – Continuando ‘Você está vivendo em Deus quando beija sua amada; quando é provedor material, emocional e espiritual da família; quando acaricia seu cachorro; quando cuida do seu jardim. Demonstre sua gratidão cuidando tambem de você, do seu trabalho, do seu dinheiro, das relações com o mundo’.

 

Sabedoria – ‘Seja sábio. O sábio não se exibe e por isso brilha. O sábio não se faz notar e por isso é notado. O sábio não se elogia e por isto tem méritos. E porque não está competindo ninguém, no mundo, pode competir com ele. E assim como busca, incessantemente, o Deus fora, precisa antes querer enxergar o Deus dentro de si. É aí que Ele está batendo incansavelmente’. (Einstein)

 

Reflexão – Ponto constante da narrativa existencial é o desejo do homem e a tambem confiança absoluta. Encontramos um exemplo de ‘De profundis’ em Salmos 130. É um pedido e, ao mesmo tempo, uma exortação de entrega. É assim: ‘Das profundezas, clamo a ti, Senhor. Escuta Senhor, a minha voz. Estejam atentos os teus ouvidos às minhas súplicas. E se observar, Senhor, iniquidades, quem, Senhor subsistirá?’ Lindo isso não?

A verdade é menos romântica. Sem ela você pode morrer várias vezes ao longo da vida. A pior delas é ausentar-se de Deus. Bem, existem antidepressivos...

 

Nota- Todos nós temos algo a reparar. Cada criatura é um rascunho a ser retocado sem cessar.

 

Antônio Valdo A. Rodrigues 

Serra Negra-SP

E-mail: valdo11rodrigues@yahoo.com.br

Clima Bebedouro

FCTV Web