O magistério

“Acredito que, se eu vi mais longe, foi por estar de pé sobre os ombros de gigantes”. (Isaac Newton)

 

Magistério – É o exercício do professorado. Diz respeito ao cargo de professor. Esse é o nosso tema. Magistério, região do inesperado.

Prazo de validade – Meu automóvel uma perua Escort, ano 2001, já bem desgastada, tem no vidro traseiro esta legenda, bem visível: ‘Hei de vencer mesmo sendo professor’. Eta Valdo otimista! Mas vamos em frente.

Agora a surpresa – Estava terminando de estacionar o carro em uma das ruas da cidade, quando, logo atrás, um automóvel estacionou. Uma elegante senhora desceu, chegou-se a mim e disse: ‘O senhor me permite tirar uma foto da legenda: Hei de vencer mesmo sendo professor’. ‘Com certeza!’, respondi, ‘mas qual seria a razão?’ E ela: ‘Minha filha está terminando o curso de Física e deseja ardentemente ser professora. Eu quero que ela compreenda que o professor materializa, em torno de si, expectativas de um mundo repleto de prós e contras, mas ele não pode jamais deixar o ânimo arrefecer’.

O desfecho – Eu, com um sorrisinho descrente, maroto, cabotino, disse em bom tom: ‘É minha senhora, mas eu já me aposentei há muitos anos, a inscrição continua lá, mas para mim, vencer foi apenas um sonho!’ E ela mais que depressa: ‘Não foi sonho não! Foi realidade. O senhor já parou para pensar, quantos alunos venceram com as lições de vida transmitidas em décadas de cátedra? E quantos profissionais estão em destaque graças aos seus ensinamentos?’ Ah, Valdo, por que não te calas? O silêncio é mais eloquente que as palavras.

O juramento – Fui caminhando e refletindo... Realmente ensinar é uma escolha definitiva, maravilhosa. Veio-me à mente, o juramento que fiz solenemente em minha colação de grau: ‘Prometo cumprir os deveres de professor trabalhando com dedicação e empenho no desenvolvimento integral de crianças e jovens, cuja educação me foi confiada’. Deus se importa quando o professor esquece esse inesquecível compromisso. Felizes os que levam a sério o sentido do juramento, esses luzirão como as estrelas por toda a eternidade. O educador Bergson revela que o entusiasmo é contagiante e educativo, diz assim: ‘Educar é tocar a vida de alguém para sempre’.

Milagre do amanhã - O professor exorta nas aulas que ministra o seu propósito de exercer a cátedra com sabedoria, afeição e amizade. Ele tem cumplicidade com o idealismo que desperta nos alunos. Mesmo tendo que lidar às vezes com a escuridão, ele é cúmplice da luz e não das trevas.

Uma educadora – Martha Tiburtino diz assim: ‘Pessoas são como livros. Precisam ser lidas. Não pare nas capas. Há muita riqueza escondida em capas não atraentes’. Bela metáfora Martha! Assim são nossos alunos. Estamos só vendo por fora. Mesmo aqueles que têm, temporariamente TDAH, o futuro tambem lhes oferece inclusão e sucesso. Todos têm o seu nível de dons e talentos a aflorar. Andei pensando muito sobre esse episódio do ‘vencer’ e concluí que o significado do ser humano na grande jornada da vida é assim: a família forma; a escola informa, a sociedade deforma; a religião conforma e o educador reforma resgatando regras, normas, disciplina e limites. Por esta razão ensinar é um sacerdócio. Não é o professor que escolhe a cátedra. É missão. Ele é escolhido por Deus e não pode falhar! Talvez o educador seja a única oportunidade de engajamento para o aprendiz. Ambos exaltam a grandeza de Deus.

 

Reflexão-Magistério é desse jeito: ‘Se o aluno não aprendeu é porque o professor não ensinou’. Mude a técnica, e o educando com mais motivação vai compreender se divertindo, assim como em um desfile de escola de samba, todos desfilam com satisfação, tendo como foco o melhor resultado pela apresentação. Só tem um detalhe, magistério é uma Disneylândia com ‘pena de morte’. Explico. O educador é o motor do enredo educacional. Ele tem um caldal de recursos pedagógicos para ensinar, mas, são muitos os apelos e ambos, docente e discente, sabem que cada um precisa fazer a sua parte com seriedade para que a mudança comportamental aconteça. Quem não se esforçar, vai ter que acertar a conta lá na frente.

Nota: De Mário Quintana: “Não faças da tua vida um rascunho. Poderás não ter tempo de passá-la a limpo’.

 

Antônio Valdo A. Rodrigues

Serra Negra-SP

E-mail: valdo11rodrigues@yahoo.com.br

Clima Bebedouro

FCTV Web