Anel de vidro

“Quando você se abre para o amor, o amor se abre para você”. (Leon Deni)


Era uma vez um rapaz cheio de sonhos que desejava casar-se com uma jovem também cheia de propósitos, mas ambos imaturos ainda.

Eles chegaram à casa de um velho amigo, verdadeiro anjo da guarda e conselheiro para as coisas do amor. Disseram “Nós nos amamos e vamos nos casar e queremos um conselho para garantir que iremos ficar sempre juntos, harmonizando, um ao lado do outro, até a morte”.

O líder ouviu-os com atenção e disse: “Meus jovens um conselho apenas não existe! O que podemos ver são algumas reflexões que vão ajudá-los a vivenciar a melhor conduta possível”. E dizendo isto foi descrevendo o que seria importante para que aquele encontro fosse abençoado e duradouro.

*Maturidade e propósito – Ambos precisam ter sabedoria para viver uma existência em família repleta de carícias plenas, mas sabendo que também vão existir momentos de responsabilidade. É relevante aceitar desafios com serenidade.

*Culturas semelhantes – Tudo se torna mais fácil quando ambos falam a “mesma língua” dos sentimentos. Humildade para ouvir torna o convívio mais carinhoso.

*Direitos e deveres – Ter em mente que tudo será melhor quando um pensar mais nos direitos do outro do que nos seus próprios sentimentos. E mais nos sentimentos do outro do que nos seus próprios direitos. O amor é o GPS que vai guiar suas vidas!

*Abraçar mais - Vocês são anjos de uma asa só. Precisam abraçar-se para voar. Quem domina o espaço do amor voa mais alto.

*Comprometimento familiar - Exercitar a autoridade, a paciência e a tolerância na educação dos filhos. A vida se torna desagradável quando vocês se afastam do amor e do respeito em família.

*Deus indispensável – Sem compromisso com Deus vocês vão estragar quase tudo. Pensem mais em Deus pelo que vocês teem e não pelo que vocês não teem. Vocês precisam decidir se vão se submeter a Deus ou ao seu próprio orgulho. Façam a escolha certa para que a vida valha à pena.

O conselheiro fez uma pausa e disse: “Estão entendendo direitinho?” “Sem dúvida!”, respondeu o casal “Estamos aprendendo muito!” “Então vamos em frente” disse o mestre.

*Individualidade e Ciúmes. É altivez pensar mais no “você” do que no “eu”, Individualidade é sinal de egoísmo. Ciúme é sinal de imaturidade. Esta é a questão: mudar seus conceitos... Rever suas atitudes...

*Praias iguais – As coisas ficam facilitadas quando a religiosidade os ajuda a se entenderem mais. O ideal é que novos alentos renasçam nos corações.

*Egoísmo doentio – É um problema cada um permanecer na sua zona de conforto pouco se lixando com o espaço do outro. Para o egoísta o mundo é uma colônia de férias, uma área de lazer para ele se divertir à vontade. É lamentável!

*Alianças de vidro – São aquelas que se quebram com facilidade por motivos banais. Quando Deus se agrada com a verdadeira sinceridade do casal a aliança é de ouro. Quando há traição e falta de dedicação a aliança é de vidro.

*Sexo responsável – A “sexualidade consensual” é satisfatória e super gratificante. Os cônjuges são responsáveis pelos bons ou mal resultados no casamento”. Aqui termina o diálogo dos jovens com o seu anjo da guarda.


No casamento há dois tipos de cultura: a inferior e a superior. Cultura inferior é quando o casal “se acha” sabedor de tudo para ser feliz. Cultura superior é quando eles teem consciência de que o casamento está em constante construção e os dois precisam aprender muito e se empenhar sempre mais para tornar a convivência bem legal.

Todo homem faz a sua história nesse universo de “humanos angelicais”. A metade anjo é capaz de contentar-se com pouco. A metade humana desrespeita valores, desrespeita padrões e não se satisfaz nunca.


Reflexão – Não tenha medo de amar, tenha medo de não amar! Quando você acredita no amor, o amor acontece. Augusto Branco diz: “Onde não puderes amar não te demores”. Essa é uma verdade inquestionável: Nunca encontrei um mal que me fizesse desistir do bem!

A vida segue o seu curso. Em cada dia de convívio ela pode ser: fácil, difícil ou impossível. A vida fácil a gente a realiza com facilidade. A difícil exige o melhor do nosso esforço para realizá-la. A vida impossível, bem só é impossível se Deus não estiver na causa. Lindo isso não?

Em tempo: Escrevo tendo como viés renovar em mim, valores esquecidos ou adormecidos. Acredito que possa ser útil aos jovens. Quanto á apresentação didática em onze tópicos é apenas meu jeito de ser para facilitar o entendimento.


Antônio Valdo A. Rodrigues
Clima Bebedouro

FCTV Web