Paternidade

“Instrui o menino no caminho em que deve andar e até quando envelhecer não se desviará dele”. (Exortação Paternal-Provérbio- (4:1-20)


Há 15 anos, em fevereiro de 2001, recebi uma cartinha da aluna Ariadne Rocco, 9 anos, 3ª série, Ens. Fund., Escola Conrado Caldeira, aluna da Professora Dalva Toller de Mello: “Valdo, conselho às crianças , eu já guardei na cabeça, só que agora deveria ser conselho aos pais, aos adultos, porque eles também aprontam demais com a gente e quero escreva sobre isso”.

Beleza Ariadne! Hoje você tem 25 anos, nova família e vai entender que há tempo para obedecer com humildade e tempo para exercer autoridade com boa liderança tendo íntima aproximação com Deus. O nome disto? Paternidade.

Para que serve a paternidade? Para suprir as necessidades do filho em relação à família, ao futuro estável e principalmente a Deus. De repente se é pai (mãe) e toda sensação de posse vem da falsa sensação de perda.

Ariadne lembre-se o primeiro conceito que uma criança tem de Deus é grandemente influenciado pelo relacionamento que ela tem com seus pais e avós. Eles sempre representam a suprema figura de autoridade da família. O pai vai ensinar a amar incondicionalmente e perdoar sem restrições. Então o melhor pai terreno é aquele que seu coração está comprometido com o filho. Pai assim tem acesso à sabedoria do Senhor.

A mãe ajuda a moldar a autoestima de um bom pai. Ela o faz sentir-se importante, amado e aceito, tratando-o com respeito. Ela respeita a sua liderança e não destrói sua autoridade. Em síntese os pais fazem um trabalho conjunto para que os filhos se sintam amados, instruindo-os, educando-os, corrigindo-os, ensinando-os pelo exemplo próprio e pelos caminhos que devem seguir a ter responsabilidade para aceitar as provações. Agora entenda algumas ações tendo como alvo a paternidade.


*Pais eduquem a criança com dignidade e respeito, pois ela teem o direito de ser criança, brincar, se divertir, praticar esportes.

*Nunca profetize que o filho é burro, vagabundo. Ele pode entender que isso é verdade e ser isso mesmo! Nunca subestime o filho. Seja otimista, entusiasmado, porque o que você prognostica hoje é o que ele será amanhã. O pequeno é um projeto de Deus, o bom homem de amanhã.

*Carregue a sua cruz com classe. Não fique reclamando da vida, dos filhos. Eles dão o mesmo trabalho que você dava quando era pequeno.

*Na falta do abraço, do diálogo com os filhos, o significado da educação fica incompleto. A paciência e o diálogo são companheiros da sabedoria!

*Não oriente o jovem para vencer na vida, mas para ser feliz. Assim ele aprenderá o valor das coisas e não seu preço.

*Insista nas boas ferramentas do lar: disciplina, trabalho, esforço, dedicação, paciência, responsabilidade, honestidade, porque jamais um justo fica sem resposta. O pai é o líder que influência com suas atitudes positivas.

*De vez em quando saia da sua zona de conforto para sentar-se no chão e brincar como nos velhos tempos de criança.

*A sexualidade não é um mal. Deus fez a natureza do homem assim. Converse com os filhos, responda as perguntas com clareza e sem mistérios.

*A oração é fundamental e mais necessária à alma do que o alimento é ao corpo. O corpo pode jejuar a alma não. É o imprescindível: orai e vigiai.

*A vida sempre vai ter turbulências inevitáveis. Você é capaz, passe por elas em grande estilo. O garoto amanhã fará o mesmo.

*Insista sempre em esclarecer que o álcool, a droga não são passaporte para a felicidade. É um minuto para entrar e uma existência para tentar sair.

*É péssimo e lamentável exemplo de paternidade consumir bebidas alcoólicas na presença de crianças. Amanhã elas farão o mesmo. Cuidado!

*A formação do caráter é competência dos pais. Terceirizar essa responsabilidade à escola, igreja, governo é comodismo irresponsável.

*Feliz a nação cujo Deus é o Senhor e que a família ampara a criança e tem comprometimento para a boa formação da personalidade dos filhos.


Reflexão – Ariadne lembre-se, combater o bom combate é completar sua missão, é viver a vida tendo normas, disciplina, limites. Isso é entrar pela porta certa da vida e ainda que existam desafios, dificuldades, desânimo, jamais deve existir desistência.

Como teu admirador tenho certeza que saberás carregar em si mesma, o dom e a alegria de ser capaz, de ser feliz, de ensinar a verdade aos filhos e depois deixar que Deus faça a parte Dele. Escreva-me, mande fotos, vou aguardar viu?


Antônio Valdo A. Rodrigues
Clima Bebedouro

FCTV Web