Decreto determina medidas restritivas (na íntegra)

Pela tarde de quinta-feira (18), o prefeito Fernando Galvão em live exibida no perfil da Prefeitura no facebook, anunciou as novas medidas para o Comércio, Academias, Bares, Supermercados, Restaurantes e Bebedouro Shopping. As regras entram em vigor, a partir de hoje (20), segundo o diretor de Planejamento, Rogério Valverde. 

O decreto com as medidas é o 14.169, publicado em Diário Oficial. Sendo que as medidas anunciadas pelo prefeito são que Bares, Restaurantes, Sorveterias e similares permanecerão fechados, autorizando Delivery e Drive Thru. Já o Comércio vai voltar a funcionar de portas fechadas com o atendimento externo. Porém, sem abrir a sábado e domingo, ao iniciar a partir de hoje, e vai funcionar apenas os serviços essenciais. “A nossa equipe esteve nas ruas Comércio da cidade, e várias pessoas com febre transitando. É um absurdo. Pessoas com 38.5. Olha se isso não é uma irresponsabilidade. Criança não é para ficar em fila de Lotérica, Comércio e de Banco. Vamos fazer atendimento de balcão, não leve criança para o Comércio. Evita, é extremamente importante para a família”, comentou Galvão. 

Shopping, Mercados e Galerias tem o mesmo tratamento que o Comércio, com Delivery e Drive Thru, no qual funcionários atendendo internamente, porém, na porta dos estabelecimentos. Em relação aos supermercados é colocar um cliente a cada 10 metros quadrados, no decreto anterior era um cliente para cada cinco metros quadrados, o que faz diminuir em 50 por cento, o público em supermercados, e uma pessoa para cada família. Está incluída a medição de temperatura para todos os supermercados. Os clientes entram medindo a temperatura e os supermercados estão orientados, e se estiver com temperatura acima de 37.5 graus não pode deixar entrar. E está proibida a entrada de crianças. 

Restaurantes no Shopping e similares do Shopping, Delivery e Drive Thru. Academias estão com as atividades suspensas devido a determinação do Decreto Estadual em que Bebedouro e região tem a obrigação de cumprir, de acordo com o prefeito.

Ele afirmou que várias reuniões foram feitas com diferentes segmentos, e que foi necessário retroceder, sendo que cidades da região tiveram ações judiciais com determinações de Tribunais. “Criamos alternativas e cumprimos as determinações da Justiça. A determinação era para fechar todo o Comércio, mas temos que criar um meio termo, e que não ocorra aglomeração de pessoas. Não abrir sábado e domingo é para evitar aglomeração e tentar controlar um pouco esse momento tão difícil. Em supermercados, é claro que na parte e fora pode ter as filas. Mas é melhor que seja da parte de fora, arejada do que eventualmente dentro do supermercado. Entrar um de cada vez por família. Não está agradando a família. Está colocando em risco a própria família. Tem pessoas que chegam de carro, o parente entra. Dá a volta, espera entrar o parente, dá uma volta, entra outra pessoa, e todos se encontram dentro do supermercado. Burlar decreto e lei para prejudicar a própria família. Não existe. Por favor, vá ao supermercado, uma pessoa por família. Faça as compras normalmente e cumpra as exigências sanitárias. Pode ter muita gente assintomática se aglomerando em lugares. E isso é impossível fiscalizar. De que jeito vai fiscalizar uma pessoa que põe em risco a própria família? Isso não vale apenas para supermercados. Vale para todos estabelecimentos. Vamos sair dessa se cumprirmos todas as regras”.

Como era de se esperar, opiniões favoráveis e adversas repercutiram no município. Cabe ao leitor tirar as suas conclusões, e a Folha da Cidade apenas informar ao invés de julgar. Também temos a finalidade de incentivar a prevenção contra o Coronavírus. Até o término dessa edição, a cidade estava com 100 casos confirmados, e cinco óbitos. Ainda citou que Barretos apresenta mais de 550 casos, e aproximadamente 20 mortes. Ribeirão Preto, cerca de 3 mil casos confirmados, e 85 mortes. “Os casos confirmados em Bebedouro, incluem os de Bebedouro e região, mas que todos os exames são feitos em Bebedouro. Número expressivo, porém, não de um descontrole total como tem acontecido em outras cidades da região, mas um número que simboliza a força desse vírus. Não vivemos isolados em uma ilha. Bebedouro apesar de todo o trabalho que tem feito tem conseguido controlar de uma maneira diferente, mas estamos em uma região com muitos problemas. Estamos em um momento muito delicado e difícil, e que nos exige muita responsabilidade, cautela, coragem e determinação. Não é fácil tomar medidas como essas. Estamos mais controlados que outras cidades, mas corremos riscos também. Não temos outra alternativa. Temos que encarar essa realidade de frente. Que Deus abençoe a nossa cidade, e que a gente cumpra as restrições. Para vencermos depende de todos, e não somente do Poder Público. Vamos vencer essa guerra, se Deus quiser”. 

 

Fiscalização - Outras regras foram citadas pelo diretor de Planejamento, sendo que profissionais autônomos, prestadores de serviço apenas podem trabalhar internamente, e em caso de extrema necessidade, mediante atendimento individual. “Tomando todas as cautelas necessárias de higienização e proteção própria, familiar e dos clientes”, diz Rogério. “Não conseguimos fiscalizar 80 mil pessoas de uma vez. Depende de uma conscientização muito clara de cada um. A Prefeitura continua fazendo a parte dela. Desinfectamos ruas, fazemos higienização e distribuindo máscaras. E a fiscalização vai ser forte. Se tiver que lacrar, não teremos outra alternativa. Oficinas mecânicas, padarias e farmácias são serviços essenciais que podem e estão autorizados a funcionar. Padarias tem que tomar cuidado no atendimento em mesas porque seguem as mesas determinações de bares e restaurantes”, analisou o prefeito.

Comerciantes ambulantes podem permanecer em locais onde estão autorizados pelo Poder Público a funcionarem, porém, sem qualquer tipo de mesa ou cadeira. “Somente sistema Drive Thru ou Delivery”, disse Rogério.

O diretor reforçou a proibição de eventos de qualquer natureza. “Estamos tendo muita dificuldade, porém estamos trabalhando de forma dobrada para impedir essas festas clandestinas em edículas e locais alugados para fazer aglomerações. Fechamos vários estabelecimentos nos últimos dias, e vamos continuar fechando. Não desafie o Poder Público. Estamos preparados para que isso não aconteça. Portanto, tenha respeito a regra e determinação legal porque se não respeitar através das nossas forças todas ligadas a própria Vigilância Sanitária, Defesa Civil, Guarda Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e toda nossa equipe de Segurança Pública já está preparada para que não aconteça. Tenha paciência e espere, e quando isso passar façam as festas. Nesse momento peço encarecidamente para não fazer festas, e nem desrespeitar as regras que estão vigentes. O Sambódromo continua fechado. Será aberto apenas aos domingos para a realização da Feira Thru. O fechamento e vias do Lago será necessário em dias que podem gerar aglomeração. Fica a cargo da Guarda Civil Municipal. A Rua Cel. João Manuel vai continuar impedida justamente para evitar aglomerações”.

 

Religião - Por determinação de decreto estadual assim como todas as medidas judiciais que foram colocadas para o município, Igrejas e Templos Religiosos permanecerão fechados. Somente com autorização das Secretarias e Escritórios para as atividades internas. “Pedimos encarecidamente. Esse é um momento de muita união. Momento em que as orações precisam existir mais do que nunca”, considerou o prefeito.

 

Óbito - Luiz Silvio Sessa, 68 anos, morreu na segunda-feira (15). O fato causou comoção na cidade e nas redes sociais. A médica e esposa Rita Simões deu seu parecer em rede social. “Perdi meu querido marido hoje, aos 68 anos de idade, após uma luta de quase 90 dias em hospital na tentativa de vencer a Covid-19. Que a saudade e a dor que estamos sentindo hoje possam se minimizar com o tempo. Que a semelhança dos filhos com ele seja suficiente para amenizar essa saudade e que nosso amor por ele seja sentido onde ele estiver, intensamente”.

Independente de classe social, registramos os nossos sentimentos aos familiares e amigos, de quem faleceu, e que infelizmente está sujeito a vir a óbito. Esclarecemos que publicamos nomes, ou fotos, sendo esse se houver espaço, conforme acesso as fontes pesquisadas ou entrevistadas. Caso contrário, impossível. Vale recordar que o prefeito em live, afirmou que por questão de respeito, o município não divulga nomes e nem detalhes no caso de surgir alguma morte. Ainda ressaltou que se algum munícipe que mora em Bebedouro, morrer fora da cidade, o óbito é contabilizado pelo Ministério da Saúde no município em que reside. No qual, inclusive divulgamos a respeito desse detalhe. 

Clima Bebedouro

FCTV Web