Harmonia entre ciência e fé

   Sabendo que dentro do plano de Deus nada é por acaso e que tudo tem a sua razão de ser, precisamos estar atentos às oportunidades que Deus nos dá para atuarmos de forma acertada e como cristãos.

   Certa vez, tive a graça de participar de uma manhã de reflexão sobre “ciência e fé”, em que vários profissionais da área da saúde partilharam suas experiências concretas no tratamento de pacientes que os procuraram na esperança de obter novamente a saúde e o bem-estar.

    Sabemos que é necessário buscar a medicina quando se percebe que algo de anormal está acontecendo conosco. Às vezes são perturbações passageiras e de pouca importância. Outras vezes são distúrbios que merecem maior atenção e tratamento.

    Eu, como sacerdote, muitas e muitas vezes sou procurado por pessoas que ainda acreditam que o padre tem a solução para todos os seus problemas, seja da área espiritual, religiosa ou mesmo física. É claro que nossa responsabilidade e bom senso nos aconselham a encaminhar os casos que não estiverem dentro de nossa área ou capacidade aos profissionais especializados. Com isso, acredito eu, muito bem podemos fazer às pessoas que Deus coloca em nosso caminho.

    A própria experiência de vida nos ensina que “para cada pé há um sapato especial”, assim como para cada enfermidade há um tratamento ou profissional adequado. Se quisermos acertar ou solucionar nossos problemas, precisamos bater na porta certa, com a pessoa certa, no tempo exato.

    É claro que sabemos que nem sempre a ciência e a medicina explicam fenômenos esclarecidos somente pela fé e pelo poder e bondade de Deus! Existem muitos casos em que a ciência não pode fazer mais nada, mas Deus, em sua misericórdia pode ir muito além e realizar milagres e prodígios no meio de seu povo.

    O dia em que a humanidade descobrir que embora a ciência, a tecnologia, a medicina, as pesquisas e descobertas modernas muito contribuem para o bem-estar dos seres humanos, ainda teremos espaço para encarar as enfermidades das mais variadas formas que se apresentam, com os olhos da fé, do sobrenatural, de Deus.

    Você concorda comigo?

 

 

Cônego Pedro Paulo Scannavino

Paróquia São João Batista

 

Clima Bebedouro

FCTV Web