Semana Santa

   Para nós, cristãos católicos, com as celebrações de amanhã – Domingo de Ramos, tem início ao que tradicionalmente denominamos Semana Santa.

   Nos dias de hoje, é até estranho falar em “Semana Santa”, porque, na verdade, acabamos resumindo essa Semana em quatro dias – quinta, sexta, sábado e o domingo de Páscoa ou da Ressurreição.

   Por que se diz Santa ou santificada? Porque não só comemoramos, mas celebramos a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, e também a última refeição que o Mestre quis fazer com seus discípulos.

   No DOMINGO DE RAMOS, celebramos a entrada triunfal de Jesus na cidade de Jerusalém, quando Ele é chamado pela multidão de Rei dos Judeus. Embora sendo Rei e aclamado pelo povo como tal, Jesus recebe a homenagem montado não num belo e vigoroso cavalo, como era costume dos reis, mas num jumentinho – animal usado pelos pobres do povo.

   QUINTA FEIRA SANTA – Com a missa da Ceia do Senhor, a Igreja dá início ao chamado Tríduo Pascal. Comemora-se nesse dia a noite em que Jesus foi traído, logo após ter ceado a última vez com os apóstolos, quando ofereceu a Deus Pai o seu Corpo e Sangue sob as espécies de pão e vinho e os entregou aos presentes, para que os tomassem, Nessa missa, faz-se memória da Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Ocorre também a cerimônia do Lava-pés, que lembra o gesto de Jesus nessa última ceia, quando lavou os pés dos seus apóstolos. No final da missa, dá-se a procissão do translado do Santíssimo Sacramento do altar-mor da Igreja para uma capela, onde se tem o costume de fazer a adoração ao Santíssimo.

   SEXTA FEIRA SANTA – Celebra-se a paixão e morte de Jesus Cristo. Dia de silêncio, jejum e oração e de profundo respeito diante da morte do Senhor. Às 15 horas, horário em que Jesus foi morto, é celebrada a principal cerimônia do dia: a Paixão do Senhor. Ela consta de três partes: liturgia da Palavra, adoração da Cruz e Comunhão Eucarística. Depois desse momento, não há mais Comunhão Eucarística até que seja realizada a celebração da Páscoa, no Sábado Santo.

   SÁBADO SANTO – Esse sábado, também chamado Sábado da Aleluia, tem como ponto central a celebração solene da Páscoa ou Ressurreição, que se dá geralmente à noite. O clima desse dia é uma continuidade do clima da morte e sepulcro.

   DOMINGO DE PÁSCOA – Dia em que se celebra a ressurreição de Cristo, passando do sepulcro à glória. É o ápice da Semana Santa – comemorando a vitória de Cristo sobre a morte, o mundo e o demônio. Cristo venceu o mundo, provando seu poder e mostrando que nesta vida tudo é passageiro, enquanto que o seu projeto, que começa aqui na Terra, se eterniza no Céu. Venceu o demônio, amarrando-o, para que prejudique somente aquele que dele se aproximar voluntariamente. Que esse dia seja, para todos nós, uma oportunidade de profunda conversão de vida que nos leve à verdadeira felicidade.

 

Cônego Pedro Paulo Scannavino

Paróquia São João Batista

 

Clima Bebedouro

FCTV Web