Anseio e vontade são idênticos?

Pesquisando o conteúdo dos termos anseio e vontade, descobri que muitas vezes usamos ambos como se tivessem o mesmo significado. Mas não têm!
Tomando como base um texto bíblico – São Marcos 10,46: “A cura por Jesus do cego Bartimeu” – podemos constatar a diferença entre vontade e anseio.
Ter vontade: querer superficial; desejo de algo que melhore a situação do momento.
Ter anseio: querer profundo, que não seja apenas um paliativo, mas que resolva a questão, não a conservando melhorada, mas resolvida.
Exemplo: Quando Jesus perguntou ao cego Bartimeu: “O que você quer que lhe faça?”, o cego demonstrou anseio e não apenas vontade, respondendo: “Mestre, que eu enxergue”.
Se fosse um querer superficial, ele poderia dizer: “Providencie alguém para me guiar, ou um cão que facilite a minha locomoção”, ou coisa semelhante. Isso, certamente, ajudaria bem a sua vida, mas não resolveria o problema. Então Bartimeu foi a fundo, pedindo a cura da cegueira, resolvendo de vez seu problema, transformando sua vida.
Caro leitor, analisando nossas atitudes e comportamentos, podemos chegar à conclusão que em inúmeras situações nós demonstramos ter vontade e não anseio.
Diante dos conflitos familiares, pessoais e sociais, queremos reagir, transformar, resolver as dificuldades e atritos, e o resultado nem sempre é satisfatório, porque nosso desejo é superficial, paliativo (vontade) e não corajoso, profundo, determinado, coerente (anseio).
Aprendamos a lição! Por que desejar o mínimo, se podemos ansiar o máximo? Por que entrar em campo pensando na derrota, se podemos ansiar a vitória? Por que optar pelo mais fácil, cômodo, menos exigente, ficando aquém das nossas expectativas, de nossa capacidade humana e cristã, se podemos enfrentar as barreiras e obstáculos ansiando, com nossos esforços e com a graça de Deus, sendo um vencedor que atinge galhardamente sua meta e objetivo?
Olhe para trás e dê graças a Deus! Olhe para frente e tenha coragem! Não estamos sós!
Temos Deus sempre conosco!

Cônego Pedro Paulo Scannavino
Paróquia São João Batista

Clima Bebedouro

FCTV Web