31 de maio – Corpus Christi

Todos os anos, a Igreja celebra, na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, a solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.

Esta Festa teve início na Diocese de Liege (Bélgica), no século XIII, mais precisamente no ano de 1264. O Papa Urbano IV a incluiu no Missal Romano, tornando-a obrigatória para todo o mundo.

A solenidade traz à memória a procissão pelas ruas das cidades. A procissão é uma forma de expressar publicamente a fé na presença de Jesus na Eucaristia e a nossa condição de povo peregrino rumo à casa do Pai.

A última ceia de Jesus com seus discípulos ocorre por ocasião da Festa da Páscoa. Para os judeus, a Páscoa é a passagem da escravidão no Egito para a terra da vida e da liberdade. Para os cristãos, é a passagem da morte de Jesus para a ressurreição. A Eucaristia é a memória permanente da morte e ressurreição de Jesus. Ele, ao abençoar e partir o pão, afirmou que ali estava seu próprio Corpo doado como nosso alimento espiritual, estava ali, também, seu próprio Sangue: “Jesus tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: ‘Tomai e comei, isto é meu corpo’. Tomou depois o cálice, rendeu graças e deu-lhes, dizendo: ‘Bebei dele todos, porque isso é o meu sangue, o sangue da Nova Aliança’” (Mt 26,26-28).

A hóstia ofertada na missa é fruto da terra e do trabalho do homem. Nela estão contidos o esforço e a dedicação de quem cultiva a terra e de quem prepara o pão. É resultado da partilha de muitas mãos. Onde se partilha o pão, o amor e a solidariedade, o próprio Cristo se faz presente.

Esta data especial se aproxima!

Para você que crê e deseja mostrar publicamente sua fé na Eucaristia e prestar sua homenagem, seu carinho e gratidão a Jesus, que se fez nosso alimento, aqui vai nosso convite: procure saber na sua Paróquia o horário e o trajeto dessa celebração e participe! Vale a pena!


Cônego Pedro Paulo Scannavino
Paróquia São João Batista
Clima Bebedouro

FCTV Web