Assertividade

A felicidade existe quando o que você sabe, pode e quer estão em harmonia. Então, quando você incorpora saber, poder e querer, você está dando um verdadeiro contexto ao seu existir. Isso tem nome: ASSERTIVIDADE.

Para compreender direitinho o significado deste vocábulo, vamos começar curtindo o que o analítico de comportamento humano, Carlos Hilsdorf, tem a nos dizer: “Assertividade é uma postura comportamental diante das pessoas e situações do cotidiano. Não está ligada ao que é certo ou errado; está ligada à nossa maneira de expor e defender nossas posições. Ser assertivo é ser firme e direto, sem sentir ou causar constrangimento. É uma capacidade de se afirmar de maneira clara, objetiva e transparente, sem delongas. Quem não assume suas posições com autenticidade não é assertivo, mas é o tipo de pessoa que fica dando voltas e não se posiciona nitidamente. Quem assume suas posições com agressividade também não é assertivo, é agressivo. O assertivo tem uma postura decidida, não agride, não grita, mas usa palavras suaves. Seus argumentos são fortes. Pessoas assertivas vão direto ao ponto, mas com tato. Elas resistem às tentativas de manipulação e se posicionam de maneira firme, decidida e convincente, sem ser autoritárias e sem prejudicar relacionamentos. Pessoas assertivas são diretas, sem ser rudes. Utilizam a sua força moral, a qualidade de seus argumentos e a sua capacidade de síntese para ir direto ao ponto, sem rispidez. Assertividade, autenticidade e transparência caminham juntas, mas devem sempre ser orientadas por um profundo respeito às outras pessoas”.

Pessoas assertivas demonstram credibilidade e são percebidas como altamente significativas em função da sua autenticidade, objetividade e habilidade de argumentação. Sócrates, Platão e Aristóteles eram assertivos. Shakespeare, célebre escritor inglês, também fazia uso da assertividade na sua dramaturgia. Advogado assertivo sabe argumentar e com conhecimento de causa nunca perde: ganha ou empata. Rui Barbosa, brilhante jurista baiano, foi questionado por um aluno: “Prof. Rui, o que é ser justo?” Ele respondeu com o máximo de assertividade: “Ser justo é aplicar a justiça com desigualdade aos desiguais, à medida que os desiguais se desigualam”. O magistrado Sergio Moro é admirado por ser naturalmente justo, corajoso e assertivo.

Jesus, esse ícone máximo da assertividade, buscava um tempo para orar em silêncio para poder, em terra dos homens, falar a língua dos homens. As Escrituras estão repletas de asserções que asseguram uma vida digna de graça e paz. É uma pena que muitos se afastam dos ensinamentos do Mestre, fazendo das ilusões do mundo carreira de fingida felicidade. Aprisionados na afetada visão da vida, os não assertivos acostumam-se a expressar uma falsa verdade. A assertividade não escraviza, ela liberta.

Uma das coisas que temos que observar é que nós não viemos ao mundo para passear, mas para promover verdades plausíveis e lógicas. O assertivo tem o cérebro como uma esponja, para compreender quando é aparência de verdade e quando é verdade. Ele não fala o que é melhor, ele torna tudo melhor, corrigindo o que é ilegal, imoral, ordinário. O assertivo tem disciplina, para que haja a melhor transparência, pureza e correção no que fala, escreve ou faz.

Assertividade é uma virtude pessoal que demonstra maturidade e segurança. Uns nascem assertivos, outros conquistam a ASSERTIVIDADE. Assim, para que você consiga ser mais assertivo, eleve sua autoestima, desenvolva autoconfiança, pratique a empatia e a objetividade.


Cônego Pedro Paulo Scannavino
Paróquia São João Batista
Clima Bebedouro

FCTV Web