“Alegra-te, Maria!”

Você já deve ter lido o relato da Anunciação (Lucas 1:26-38). Ele se assemelha a outras cenas de anúncio de nascimentos na Bíblia, como a Abraão (Gênesis 17:19-21); à mãe de Sansão (Juízes 13:1-6); e a Zacarias (Lucas 1:5-20). É um gênero literário com os mesmos elementos. Deus toma a iniciativa, anuncia que virá uma criança importante para contribuir no processo de libertação e salvação de seu povo. Às vezes, há obstáculos a serem superados. A pessoa questiona, e Deus lhe oferece um sinal.

Em Lucas 1:26-38, o anúncio tem algo original. Não só prepara o nascimento de Jesus, mas também mostra a vocação de Maria e sua resposta generosa.

O enviado de Deus começa com uma saudação simples: “Alegra-te, Maria” (Lucas 1:28), convidando-a a participar da alegria do novo tempo, que começa com a vinda de Jesus (cf. Lucas 2:10). Lucas destaca a alegria como um sinal próprio de Jesus Cristo e de seus seguidores (cf. Lucas 10:17-21; 19:37-38; 24:52).

Maria também é convidada a se alegrar. Ela recebe um nome especial, que nenhuma outra pessoa tem na Bíblia: “agraciada”, “cheia de graça” (Lucas 1:28a). A seguir, é dito a ela: “O Senhor está contigo” (Lucas 1:28b).

Na Sagrada Escritura, quando a pessoa tem uma missão importante e difícil, recebe de Deus a promessa de que não estará sozinha, pois Ele vai lhe dar força para realizá-la. Veja, por exemplo, na vocação de Isaac: “Nada temas, estou contigo. Eu te abençoarei...” (Gênesis 26:24); de Jacó: “Estou contigo para te guardar onde quer que fores...” (Gênesis 28:15); de Moisés: “Eu estarei contigo...” (Êxodo 3:12); de Jeremias: “Eles te combaterão, mas não conseguirão vencer-te, porque estou contigo, para livrar-te” (Jeremias 1:19).

Ao dizer: “o Senhor está contigo”, pede-se que a pessoa não tenha medo, que confie em Deus e se comprometa. Assim também acontece com Maria. As expressões iniciais colocadas nos lábios do enviado de Deus estão cheias de sentido e nos falam de Maria e sua missão:

“Alegra-te, Maria!” – Venha participar da alegria do tempo do Messias que está chegando a cada dia!

“Cheia de graça” – Você é alguém muito especial, agraciada por Deus.

“O Senhor está contigo” – Você terá uma missão exigente, mas o Senhor estará ao seu lado, dando-lhe força para realizar o que Ele lhe pede.

Diante da proposta de Deus, Maria responde prontamente. O seu “sim” ecoa forte e sem ressalvas. Maria une a liberdade com a vontade: “Eis aqui a servidora do Senhor. Eu quero que se faça em mim segundo a tua Palavra” (Lucas 1:38).

Essa entrega do coração a Deus tem um nome muito simples: fé. Significa arriscar-se e jogar-se nas mãos do Senhor com confiança. Na visita a Isabel, esta lhe diz: “Feliz aquela que acreditou. Tudo o que o Senhor te disse, acontecerá” (Lucas 1:45).

Maria não somente ouviu, mas escutou a Palavra, acolheu-a no coração, abriu seu espaço interior, deixou Deus entrar. Saiu de si e investiu sua vida num grande projeto.


Lucas nos apresenta Maria como a primeira discípula cristã.

Com a Anunciação, ela inicia um longo caminho de peregrinação na fé, acolhendo o apelo de Deus. Aceita a proposta do Senhor com o coração aberto, num grande gesto de generosidade e de fé.

Como Maria, nós também recebemos um apelo divino. Temos na lembrança ao menos uma ocasião na vida na qual Deus nos tocou de forma especial: um retiro, um encontro, uma vitória alcançada, a superação do sofrimento, conhecer uma pessoa... Situações nas quais sentimos que Deus nos comunicou algo novo, original, forte, que mudou para melhor nosso caminho de vida.

A Anunciação a Maria nos lembra que somos também agraciados por Deus, que Ele está conosco, que nos chama a uma missão e que sua presença produz alegria em nós.

A vocação de Maria é como um espelho para a vocação cristã. Olhando para ela, nós nos vemos melhor, enquanto discípulos e seguidores de Jesus.


Cônego Pedro Paulo Scannavino
Paróquia São João Batista
Clima Bebedouro

FCTV Web