O sonho que alimenta a vida

Todos nós sonhamos quando dormimos! Para que tenhamos equilíbrio emocional, o sonho noturno é muito necessário, embora nem sempre nos recordemos do seu conteúdo ao acordarmos.

Além desses, existem outros tipos de sonhos igualmente importantes e necessários: são os sonhos diurnos, que sonhamos acordados, conscientes, que nos inspiram a criar, nos animam a superar, nos encorajam a conquistar, nos alimentam e estimulam a uma qualidade de vida cada vez maior e melhor.

Assim como os sonhos noturnos, os sonhos diurnos e conscientes não são produzidos apenas pela motivação lógica e consciente do “eu”, mas também por fenômenos inconscientes, que geram uma fonte de emoções e pensamentos.

A história nos relata grandes “sonhadores”, como Aristóteles, Sócrates, Platão, Gandhi, São Francisco de Assis, Santa Teresa de Calcutá, São João Paulo II e muitos outros. Esses mudaram o rumo da história com seus sonhos e ideais, porque tiveram grandes projetos e se empenharam seriamente em viver grandes sonhos. Seus sonhos aliviaram dores, trouxeram esperança nas perdas, renovaram forças nas derrotas, testemunharam concretamente suas convicções. Seus sonhos transformaram sua inteligência num solo fértil e regaram a existência com sentido.

Mas se os sonhos e os ideais propostos e seguidos não corresponderem ao objetivo, o alimento não terá sabor, a primavera não produzirá “aquelas” flores, as manhãs não terão “aquela” alegria nem a perspectiva de um dia compensador.

A presença do sonho transforma os miseráveis em reis! A ausência do sonho transforma milionários em mendigos! A presença do sonho transforma idosos em jovens! A ausência do sonho transforma jovens em idosos!

Não podemos “passar a vida sem vivê-la intensamente”! Fomos criados por Deus para ser felizes aqui na terra e perpetuar essa felicidade no Céu! Para tanto, é indispensável o sonho ou o ideal adequado ao projeto divino.

A você, caro leitor, que nos acompanhou durante todas as semanas de 2017, desejo um ano de 2018 pleno de sonhos que alimentam a vida e que venham traduzir concretamente a felicidade, paz, harmonia e prosperidade para você e seus familiares!


Cônego Pedro Paulo Scannavino
Paróquia São João Batista
Clima Bebedouro

FCTV Web