Fotografias

Fotografias

 

“Borboletas são expressões de amor, são momentos no tempo. Elas vêm e logo vão embora, mas voltam em busca da felicidade”. (Jane Austen)

 

 

 

  Era uma vez onze ‘borboletas falantes’, da espécie Monarca. Elas estavam alegremente borboletando em um jardim repleto de flores. Sugavam avidamente o néctar das flores e, garantiam a perpetuação das espécies, carregando, nas pequenas patas e asas, o pólen necessário à fertilização dos vegetais. E tão entretidas estavam, que nem perceberam uma mulher observando silenciosamente aquele extravagante espetáculo da natureza. Era uma fantástica mistura de flores, cores, perfumes, movi mentos, sons e as borboletas voejando sem cessar, fazendo a coreografia imperdível.

 

Monarca Chefe – Aconteceu que a líder das borboletas disse: ‘Olhem! Ali há uma mulher. Vamos lá conversar com ela’. Ah, não precisou falar duas vezes. Em instantes, as onze borboletas já estavam voando pertinho da linda mulher. Algumas até pousaram em seus cabelos. A elegante mulher, diante daquela inusitada manifestação de carinho, perguntou: ‘Borboletas, o que vocês querem?’

 

                A líder – ‘Estamos vendo você muito pensativa, você é feliz? Você é uma mulher     virtuosa?’ Outra Monarca falou: ‘O que está faltando em sua vida para você ser mais feliz do que é?’ as perguntas foram se sucedendo, afinal, as Monarcas queriam conhecer a vida dos humanos...

 

                Felicidade –‘Vocês querem saber se sou feliz? ’ As borboletas ficaram quietas e atentas às explicações. ‘Mulher feliz é aquela que é plenamente realizada e amada. O sucesso dos familiares é o sucesso dela. Eles compartilham com forte sensibilidade suas emoções mais íntimas. É fácil perceber que ao lado de um esposo próspero, bem sucedido, há sempre uma mulher parceira, contribuindo grandemente para o seu sucesso. Eu estou ainda um pouco longe de ser essa companheira, mas vou chegar lá’, completou a mulher.

 

               Virtuosidade- ‘Vejamos’, disse a expositora, ‘Mulher virtuosa, é mais valiosa do que finas jóias. Ela é leal, sincera, confiável, compreensiva, dedicada ao seu marido, sendo eficaz, cuidadora da família, em todos os sentidos. Eu reúno o melhor do meu esforço para ser virtuosa. A vida em família pode ser muitas coisas, menos monótona. Assim a mulher virtuosa consegue que o marido, filhos e familiares sejam sempre gratos a Deus por tudo. Mulher virtuosa faz a diferença. Ela sabe que a vida é sempre a mesma coisa, mas é sempre diferente para quem tem sensibilidade e um coração sincero’.  

 

Sua felicidade é completa?–‘Os humanos são muito egoístas e carnais. O materialismo impera sobre o espiritual’ e as borboletas permaneciam atentas. E ela continuou: ‘Quem é sensível às necessidades das pessoas ao redor, não é egoísta. Sensível é aquele que dá, não o que sobra, mas, o que o outro precisa. Com atitudes assim está preocupado mais com os sentimentos dos outros do que com seus próprios direitos, e mais com os direitos dos outros do que com seus próprios sentimentos. Isso pode ser difícil, mas é possível’.

 

‘Afinal mulher, você é feliz?’ – ‘Preciso melhorar muito! Continuo aprendendo para ser feliz e fazer os outros felizes. Preciso pensar mais em Deus para que Ele seja o meu Universo. Outra coisa, não há   virtude maior do que perdoar as pessoas. Há uma expressão latina que diz assim: “Ad augusta per angusta”, ‘Chega-se a resultados sublimes por caminhos estreitos’. Deus abençoe vocês borboletas!’

 

Moral da história – As Monarcas decolaram a procura de áreas verdes para realizar o propósito para o qual foram programadas pelo Criador. Agora as coisas estão se estreitando e o ser humano é hoje, o grande predador do planeta. Está sendo afetado por notícias negativas e tem de mostrar, urgentemente, que pode ser um aliado ao meio ambiente, afinal nada se tira da natureza a não ser fotografia. Quando o homem ignora ou nega a natureza, ele está tirando Deus da essência da sua própria sobrevivência.

 

Reflexão – Parábola é uma história que nos ajuda a compreender a realidade. O intelecto ajuda, mas, a vertente maior é a sensibilidade, capaz de revelar, ao homem, que o mundo é uma grande oficina de trabalho e evolução, sendo as realizações interiores superiores às conquistas do mundo externo.

 

Nota – Felizes os que transmitem o que sabem e praticam o que ensinam. Esses luzirão como as estrelas, por toda a eternidade.

 

Antônio Valdo A. Rodrigues

Serra Negra-SP

E-mail: valdo11rodrigues@yahoo.com.br

Clima Bebedouro

FCTV Web