Rota de afeto

“Não orientes uma criança apenas para vencer na vida. Importa aprender o valor das pessoas, das coisas, das atitudes’. (Jean Piaget)

 

Rotas - Somos o que somos, afetando ou sendo afetados por momentos de glória, vergonha e dor.  Em outras palavras sempre estaremos indo ‘ao encontro’, rota de afeto, ou, ‘de encontro’, rota de colisão. ‘Sic transit gloria mundi’. Assim passa a glória do mundo.

 

Sapo fervido – Conhece a história do sapo fervido? ‘Puseram um sapo dentro da panela de água fria. Acenderam o fogo e o sapo não percebeu o lento e progressivo aquecimento. Terminou cozido’. Não seja como o sapo fervido.  Quando perceber que está em rota de colisão, pule fora. Não é porque os outros fazem que seja certo você fazer tambem.

 

Conselhos aos jovens – Ninguém é uma causa perdida. Toda família tem amores, intrigas, afetos, invejas. Mexa nesse seu egoísmo e inclua mais gente nele como: pais, educadores, avós, líderes religiosos, amigos confiáveis. Vejamos.

 

*Nunca aceite convites de desconhecidos que ofereçam carona, seja de carro, moto, bicicleta, mesmo passeio a pé. Ainda que o convite seja de um ‘conhecido de vista’, desconfie de segundas intenções e saiba recusar. Tambem não receba ‘presentes’ de uma pessoa que você não conhece.

 

*Quando alguem pedir a você que mostre o caminho ou o endereço, apenas explique, mas não acompanhe. Não vá à casa de outra pessoa, ou qualquer outro lugar, sem antes pedir autorização aos seus pais. Não aceite serviço para levar embrulhos, carregar malas e objetos para desconhecidos. Pode ser drogas.

 

*Nunca brinque nas vias, mal iluminadas, prédios em construção ou abandonados, ou terrenos baldios, alguem escondido pode surpreendê-lo. Afaste-se de colegas que andam com drogas, álcool, cigarros, objetos roubados, ou que estão armados com faca,  revólver.

 

*Nas festinhas, esquemas, baladas preste atenção quando lhe trazem um copo cheio ou garrafa aberta. Desconfie. Pode ser que tenha ali algo mais que o inofensivo refrigerante. Ao fazer compras para a mãe, vá acompanhado de alguns amigos. Olhe com cuidado para frente e para trás, para carros parados. Volte o mais rápido que puder. Evite brincar em casas abandonadas.

 

*Quando acontecer um imprevisto, telefone imediatamente para sua casa ou mande alguem avisar onde e com quem você está. Na volta da escola vá direto para casa. À noite redobre a atenção. Corra fuja de estranhos. Não se exponha nas redes sociais. Use o celular, não seja usada por ele. Não acredite no enganoso ‘amor virtual’. Nudez? Nem pensar! Fotos podem torná-la refém de pessoas malvadas. 

 

*Cuidado com as promessas atraentes de um estranho. Converse com seus pais e professores sobre fatos que você vê ou que aconteçam com você. Revele seus segredinhos às pessoas que você confia. Você sabe quais são seus verdadeiros amigos para orientá-lo e compartilhar sua sensibilidade. 

 

*Ter o endereço de Deus é regra de ouro. Assim quando tiver que tomar uma decisão, faça duas perguntas: ‘Deus está nesse negócio?’ ‘Isso é de Deus?’ Recuse o propósito leviano, irresponsável. Um dia você vai ouvir: ‘Eu só acredito que você me ama se fizer sexo comigo’. Não entra nessa! É fria. E se o que você achava ser um sonho agora não brilha mais, não insista. Lâmpadas queimadas não se arrumam, se troca por outra.

 

Reflexão – Não é possível ajudar você permanentemente naquilo que você pode e deve fazer por si mesmo. Achar que já sabe tudo, fazer previsões imaturas sobre como vai ser o seu amanhã, sempre ficam melhores, fazer essas previsões, depois de amanhã. A vida dá vários recados e um deles é nunca seremos autossuficientes, sempre estaremos buscando propósitos mais verdadeiros. Isto inclui improvisar, adaptar, superar. Há expectativas: pretendidas felicidades, escondidas felicidades, sonhadas felicidades, mas a vertente é ter um espírito de mansidão. Não se contente em admirar as pessoas bondosas. Imite-as!

 

Nota – Victor Hugo: ‘O tempo decide quem você conhece ao longo de sua vida. O coração decide quem você quer na sua vida. Mas são as atitudes que decidem quem irá permanecer na sua vida!’

 

Antônio Valdo A. Rodrigues

Serra Negra-SP

E-mail: valdo11rodrigues@yahoo.com.br

 

 

 

Clima Bebedouro

FCTV Web