Os quânticos

“Os homens sempre procuraram persuadir os demais, praticando oratória, sobre os demais, ao longo de toda a sua vida”. (Adam Smith)

 

Lado místico - Confesso minha ignorância em algumas áreas, em especial nesse assunto ‘física quântica’. Vejamos. Eu sei que física é a ciência que estuda as propriedades dos corpos e as leis que tendem a modificar seu estado e movimento sem lhes modificar a natureza. Isso dá para entender bem. E quântica? Não existe nem no dicionário! Como saber que física quântica é a resposta se não sabemos ao certo qual é a questão?

 

Itinerário do saber – Vamos por partes. Toda escrita tem como foco, em relação a quem escreve e a quem lê: alimentar, motivar, provocar. Literatura mexe com mudanças. É assim a vida, desde sue início até o seu fim. Mas sempre tem quem escreve querendo ‘vender’ uma verdade diferente, como se fosse a única. É uma verdade ‘a la carte’, na qual cada um se serve como melhor lhe aprouver. Como acreditar nessas palavras bonitas controladas por líderes sem rosto? 

 

Durma com esse barulho - Há gurus que dizem: ‘O nada é tudo, o tudo é nada’. Em outras palavras estão dizendo: ‘O que é não é, mas é ao mesmo tempo’. Ah, me poupe! Não me peça pra explicar! Não sei. É como imaginar que um gato esteja dentro de uma caixa, em uma jaula com leões famintos. Se a caixa for aberta o gato morrerá. Pergunta-se: o gato está vivo ou está morto? Resposta: está vivo e está morto. As duas condições são reais para o gato. Aqui se encaixa esta expressão latina: ‘Abutere patientia nostra’ ‘Até quando abusarás de nossa paciência!’ 

 

Verdadeiro ou falso? – A vida é uma metamorfose ambulante. Mas não é tudo que temos que aceitar como verdade. Esse imbróglio de aceitação geral vai se tornando um balaio de conceitos: quem está dentro não sabe por que entrou e quem está fora quer entrar só para dizer que está inserido no contexto. A verdade tem que ser perfeita, íntegra e em nada dizer em oculto. 

 

Vida quântica – A medicina ortomolecular é uma realidade. Tem como propósito tornar-nos resilientes e completos no bem estar. Mas, como dar acolhimento a argumentos assim: espiritualidade quântica, médico quântico, corpo quântico, toque quântico, amor quântico, ressonância quântica, cura reconectiva quântica... É muito ‘vuco-vuco’ prá minha cabeça esse tal de ambiente quântico. Até parece que estão querendo provar que a nossa realidade é um ‘holograma’.

 

Gurus da física – Quando me falam de partículas atômicas, subatômicas, prótons, elétrons, nêutrons, faço uma expressão de sabedoria só para não perder o amigo, mas meu desconhecimento é total. Eu costumo pensar que a tecnologia domina o mundo. É por isso que o mundo está uma droga e não vai bem! Está repleto de pessoas que vencem, mas não convencem.

O bem viver – Um pescador vivia com sua família, à beira de um rio, desprendido de bens materiais, mas, familiarizado com coisas da natureza: vida sensível, contato com os pássaros, a beleza e o aroma das flores, a grandeza dos frutos da terra, o mel das abelhas, os peixinhos sempre ‘da hora’. Certa vez perguntaram a ele: ‘O senhor não quer fazer um tratamento de saúde, baseado na ‘energia quântica’, para ser feliz quando deixar de trabalhar?’ O pescador, deitado na rede, pegou a viola e começou a cantar: ‘Eu vou vender meu barco, vou deixar de trabalhar...’ E disse: ‘Cara, eu não preciso dessa energia quântica para ser mais feliz do que sempre fui...’ Foi a vez do ‘guru da nova era’, não entender nada. É burrice também muda de lado!

 

Reflexão – Sócrates ensinava: ‘Não são palavras, é a sua obra que vai responder o que você faz no mundo’. E um aluno perguntou: ‘Mestre, onde você está?’ Aqui. ‘Que horas são?’ Agora. ‘O que você é’? Este momento. O jovem compreendeu que não é preciso ser um Homo-Deus para contextualizar a vida. Basta vivenciar com determinação e dignidade os próprios: ‘aqui, agora, este momento’. No meu entender isso é energia quântica.

 

Nota – ‘Ninguém se torna iluminado imaginando-se figura de luz, mas tornando a sua escuridão consciente’. (C.Jung)

 

Antônio Valdo A. Rodrigues

Serra Negra-SP

E-mail: valdo11rodrigues@yahoo.com.br

Clima Bebedouro

FCTV Web