Capacitação

“Entre querer ser e pensar que já se é, vai a distância entre o sublime e o ridículo”. (Ortega Gasset)

 

O que é capacitar? É tornar-se capaz, ter aptidão, competência. No mundo atual, da internet, a capacitação é um caminho sem volta.

Utilização excessiva – Será que redes sociais ajudam positivamente na mudança comportamental? Vejamos. A máquina portátil ‘telefone inteligente’, com multi-funções, está limitando o potencial humano, até causando depressão digital.  Máquinas se comunicando com máquinas. Sensibilidade inexiste. Em cada telefone invasão avassaladora de conteúdos diversos que não cessam de chegar. Internautas vão sendo atropelados pela avalanche de janelas digitais. Tornam-se inseguros, frustrados sem saber como lidar com tantas informações. O alerta nos é dado pelo analista em comportamento humano: Fábio de Abreu: ‘Estamos ficando mentalmente preguiçosos para ‘processar’ as informações que recebemos e com isso aproveitamos menos as delícias da vida real!

Redes sociais – Injetam um volume grande de informações em nossa mente. Esse mundo virtual vai ocupando o lugar da sensibilidade. É urgente exercitar e utilizar mais criatividade, articulando pensamentos, reflexões. Isto a máquina não faz! Multiplicar o saber, fazer descobertas é coisa dos humanos e não de máquinas. Muita gente se encharca de internet para fugir do recolhimento, do mergulho espiritual e isso influencia o jeito de viver. É um erro querer compreender a vida exclusivamente pela lógica. Pela lógica eu posso provar que dois frangos alimentam dois homens, quando na verdade, um come os dois frangos e o outro passa fome. Pela lógica, um livro, é o mais vendido. Não significa necessariamente que seja o mais lido. A lógica é uma ciência técnica e pragmática. Ela estabelece um raciocínio encadeado. Ela agrega números. Sentimentos agregam valores. Valor não se mede, se sente. Sensibilidade não é um muro onde a inteligência esbarra, mas um oceano onde a gente mergulha. ‘Todas as fórmulas para uma vida feliz repousam num ideal superior’, é o que afirma Austregésilo Andrade.

Núcleos naturais de conflito- Exigem muito da nossa capacitação; a família a próxima e a maior; o trabalho; as pessoas com as quais contamos; a igreja; os vizinhos; a política, enfim o mundo como um todo.

Como é a capacitação formal – Primeiro conhecer o fato. Depois ter experiência própria, métodos diferentes e alternativos de aprendizagem tendo como foco aprender mais. Importante descer do pedestal, aperfeiçoar a comunicação com os humildes, isso representa o quanto amamos a Deus. Capacitar é ter a certeza de que conquistamos uma mudança comportamental que ninguém poderá nos tirar.

A poesia – Muda na forma, mas continua igual na essência. Versos do poeta Casimiro Cunha: ‘Quem procura do silêncio a capacitação, penetra o tempo invisível das forças da natureza. Já sentiste cansaço no excesso de burburinho? O silêncio é o companheiro que conhece o bom caminho. Não estranhe o silêncio do ancião. Em seu campo, no pensamento ele recebe a luz sublime da verdade e do entendimento. O homem que mergulha nas vozes do turbilhão, condena-se, ás vezes, aos cárceres da aflição. É preciso, quase sempre procurar na quietude, a solução dos problemas à luz da serenidade. Mas, se não podes fugir das zonas de inquietação, procura no silêncio a tão necessária habilidade para ‘descobrir-se’ melhor. Não te dês aos rumores, às lutas de cada hora, porque o silêncio te revela os segredos da energia e terás penetrado na esfera da paz onde existe a luz, o amor, a realização maior’.

 

Reflexão – O mundo não é feito de falas suaves, educadas, sempre corretas e justas, mas de ‘falsos saudáveis’, que favorecem desordens comportamentais. Não é um mundo de raciocínio fácil, mas que estimula o emburrecimento coletivo. Mas tem um detalhe, o homem sempre pode ser diferente e melhor. Não há mais espaço para a mediocridade. O homem medíocre não está capacitado para amar. Ele se contenta em ser o que é sem querer chegar ao que ainda não é.

 

Nota – Na ‘internet’ do evangelho só navegam com sabedoria, os humildes, os sensíveis, os pacificadores.

 

Antônio Valdo A. Rodrigues

Serra Negra- SP

E-mail:valdo11rodrigues@yahoo.com.br

Clima Bebedouro

FCTV Web